Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Nem Palogrande ajuda: Once Caldas tenta "virada impossível"

10 fev 2015 - 09h54
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Palogrande já foi palco de muitas decepções brasileiras... e tem altitude
Palogrande já foi palco de muitas decepções brasileiras... e tem altitude
Foto: John Jairo Bonilla/Latin Content / Getty Images

Já houve uma época em que visitar o Once Caldas no Estádio Palogrande, em Manizales, era um tormento para equipes grandes do futebol sul-americano. O time colombiano foi campeão da Libertadores em 2004 com uma campanha invicta em casa, que incluiu eliminações sobre Santos, São Paulo e Boca Juniors. O Flamengo, em 2002, foi outro brasileiro que caiu na altitude de 2.150 m. Mas o histórico recente, aliado à vantagem do Corinthians de 4 a 0 construída no jogo de ida da Pré-Libertadores, mostra que a missão do Once Caldas na próxima quarta-feira é praticamente impossível.

Apesar de ter sua história marcada por viradas espetaculares, a Libertadores nunca presenciou um time que reverteu uma desvantagem de quatro gols de diferença. O episódio mais incrível aconteceu em 2012, nas oitavas de final: o Deportivo Quito goleou a Universidad de Chile no Equador por 4 a 1, mas na partida de volta, em Santiago, "La U" aplicou 6 a 0 e avançou às quartas.

Outra virada memorável teve o Flamengo como vítima: em 2008, após bater o América no México por 4 a 2 também nas oitavas, o time encarou o jogo de volta no Maracanã como algo festivo, marcando a despedida do técnico Joel Santana para treinar a África do Sul. Perdeu por 3 a 0, com três gols de Cabañas, e foi eliminado. Já em 1995, o Palmeiras ficou perto da façanha: após levar 5 a 0 do Grêmio na ida das quartas de final, fez 5 a 1 na volta. Os gaúchos seriam campeões naquele ano.

Renato Augusto disse que time precisa deixar cansaço de lado e trabalhar para pegar o Once Caldas
Renato Augusto disse que time precisa deixar cansaço de lado e trabalhar para pegar o Once Caldas
Foto: Leandro Miranda / Terra

Além de uma virada tão grande ser inédita na Libertadores, a própria força em casa do Once Caldas já não é mais a mesma. Das últimas sete partidas no Palogrande, a equipe colombiana venceu apenas uma, contra o Atlético Nacional, em 22 de novembro. De resto, são cinco derrotas e um empate. Nem mesmo a altitude de Manizales coloca medo nos brasileiros.

"Já joguei muitas vezes em altitude, dá uma diferença grande no jogo. Mas aqui não é um lugar tão alto, acredito que a gente não vá ter problema com isso, não", disse o meia Renato Augusto durante a chegada do Corinthians à cidade. Se nem mesmo as velhas armas do Once Caldas parecem funcionar mais, os colombianos podem estar pensando não em alcançar uma virada histórica, mas simplesmente em evitar um novo vexame em casa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade