Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Filha de Mano é a responsável pelo 2º twitter mais lido do País

25 set 2009 - 17h28
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Terra: Você imaginou que o twitter de seu pai (Mano Menezes) pudesse chegar a 1 mi de seguidores?

Camilla Menezes: Não. Quando chegamos a 30 mil a gente comemorou muito. A gente achou aquilo o maior barato. Hoje, quando eu vejo 940 mil, fico meio assim: cara, a gente comemorou 30 mil!

» Veja mais fotos da filha de Mano

» Saiba quem é a moça que fez Mano Menezes chorar

» Filha de Mano conta como ele cedeu aos encantos do Twitter

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Veja as últimas do Corinthians

Terra: O Mano impôs restrições ao uso que faria do twitter?

Camilla: Quando ele topou fazer disse de cara: "olha, eu não vou twittar de vestiário e não vou dar escalação. Quero ter uma comunicação direta com o torcedor, mas não quero em momento nenhum que eles tenham uma preocupação do tipo: 'ah, o Mano tá no twitter e não tá treinando o time'".

Terra: Hoje o Mano gosta?

Camilla: Ele gostou imediatamente. O pai gosta muito quando a gente posta em casa, porque ele começa a acompanhar as respostas em tempo real. Em dez segundos, já tem 100 pessoas respondendo. Em uma hora, tem 1000 respostas ali. Ele acha essa coisa impressionante.

Terra: Você precisa cobrar para que ele poste?

Camilla: Nada. Ele mesmo se antecipa porque quer servir todas aquelas pessoas que o seguem. Não é que ele fique impressionado com o fato de ter um milhão de seguidores, porque quando você está falando de um time da proporção do Corinthians, já se acostuma com esse tipo de volume. Mas claro que deixa você mais consciente da responsabilidade.

Terra: As pessoas dão palpite na escalação?

Camilla: Ah, isso é direto. Claro que tem aqueles nomes que são mais constantes, tanto para sair do time, como para voltar (risos).

Terra: Qual o seu papel no dia-a-dia do twitter dele?

Camilla: Vou te contar como as coisas acontecem. Na semana passada, eu disse pra ele que tinha muita gente perguntando quando o Ronaldo ia voltar. Esse é o meu trabalho: o de intermediário, de editor. Tenho que ver o que tem ali que é mais constante, quais as perguntas mais repetidas, e passar um resumo para ele. Tem gente que diz: "ah, é a filha do Mano que faz o twitter dele", como quem diz que ele nem olha. Mas o meu papel é só o do intermediário, quem decide o que postar é somente ele.

Terra: Você nem dá palpite do que postar?

Camilla: O máximo que eu faço é, quando ele chega em casa, perguntar que aconteceu naquele dia. Porque tem muitos dias que ele chega depois de fazer uma coletiva longa, dar entrevistas para emissoras de rádio e TV, e ele fica exausto. Aí eu pergunto: "pai, o que aconteceu no treino hoje? "E ele: "ah, nada demais". Claro, ele tá cansado e já nem sabe o que demais aconteceu. Então eu fico cutucando: "pai, alguém saiu do departamento médico? Alguém foi para o departamento médico?" E ele fala: "ah é, tem isso e aquilo e aquilo...". E eu: "pai , por que você não me disse isso antes?"

Terra: O que vocês ganham com essa exposição?

Camilla: Eu acho que a gente está no meio de uma revolução na forma como nos comunicamos, principalmente para pessoas públicas que antes tinham que falar com a audiência via assessoria de imprensa e de maneira formal. Políticos, celebridades, esportistas... eles não precisam mais da coluna de fofocas para aparecer. E eles podem falar diretamente com o público deles. Com o twitter, sigo as pessoas que quero, não sou obrigado a ter informações e notícias de quem não quero. Eu acho isso revolucionário.

Terra: Se ficar sabendo hoje que o Corinthians vai contratar o Riquelme você posta?

Camilla: Quem decide isso é meu pai. E a gente sempre tenta ter bom senso na nossa relação com o clube, que não tem muita regra, não é formal, é apenas muito direta. A gente se fala muito, a gente liga um para o outro, o pai conversa com o Mario (Gobbi), mas não é uma sede para dar o furo, é apenas passar a informação para os seguidores. Sobre compra e venda de jogador, a gente sempre espera a informação oficial, porque tem questões contratuais, então é prudente esperar. E a gente prefere que o clube se manifeste por uma questão de bom senso. Mas sobre o dia a dia dele a gente geralmente dá. Como a gente deu que o Ronaldo ia jogar (contra o Goiás, pela 25º rodada do Brasileiro).

Terra: Mas o twitter do Mano, e de outros, claro, virou instrumento de trabalho para quem trabalha nesse mercado.

Camilla: Outro dia o pai ligou e disse: "posta aí que o treino do Corinthians mudou de lugar por causa da chuva". Aí, no Globo Esporte, o Tiago (Leifert, apresentador do programa) disse no ar: "graças ao twitter do Mano eu consegui desviar minha equipe que estava indo para o lugar errado. Obrigado, Mano".

Terra: A brincadeira é que o Tiago é filho do Mano pela semelhança física deles.

Camilla: E eu conheci o Tiago, que hoje é meu amigo, por causa dessa brincadeira. Fui à Globo um dia porque o pai ia participar de um programa e perguntei pelo Tiago, já que muita gente acha que ele é meu irmão (risos). Mas ele não é, tá?

Com ajuda de Camilla, Mano tem quase 1 milhão de seguidores no twitter. Leia mais
Com ajuda de Camilla, Mano tem quase 1 milhão de seguidores no twitter. Leia mais
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra