Fifa mostra boa organização para jogo de abertura da Copa
Se as obras na Arena Corinthians estão em andamento e só devem ficar prontas até o dia 10 de junho, pelo menos a organização para o jogo de abertura está bem preparada. Foi o que mostrou a Federação Internacional de Futebol (Fifa), nesta terça-feira, em evento exclusivo para jornalistas. Os equipamentos e voluntários que organizarão o evento simularam diversas situações, inclusive problemáticas, que devem acontecer no dia do jogo.
A simulação aconteceu a partir do setor leste da Arena, de onde devem vir os torcedores que saírem do metrô Corinthians-Itaquera. Desde a estação até a entrada, foram posicionados voluntários que repetiam a mesma instrução: "Bem-vindos. Essa é a entrada do setor leste. Mantenham seus ingressos em mãos e sigam em frente. Tenham um bom dia e um bom jogo". Alguns deles falavam com uma megafone e também davam as mesmas instruções em inglês e espanhol.
Depois disso, foi mostrado por onde os torcedores vão entrar. Há um grande espaço onde foram colocados diversos detectores de metais, que se assemelham aos equipamentos utilizados em aeroportos. Os torcedores inclusive vão colocar malas em uma esteira específica para verificação.
O próximo passo dos torcedores será mostrar os ingressos. Todos bilhetes passarão por identificação eletrônica. Se eles não forem reconhecidos como legítimos, haverá um centro de resolução deste problema, instalado perto das catracas.
Após identificação dos ingressos, os torcedores serão novamente orientados por voluntários para que encontrem seus portões de entrada corretos. Eles subirão escadas e terão acesso a um corredor com lanchonetes e banheiros.
Por fim, existirá um momento delicado, a entrada de torcedores em cadeiras numeradas. A Fifa reconheceu que este pode ser um problema no Brasil, já que a população não está acostumada a respeitar os lugares determinados nos ingressos. Por isso houve a simulação de um torcedor que não queria ceder seu lugar a quem realmente tinha o direito de estar ali. Três pessoas serão acionadas neste caso: primeiro um voluntário, depois um funcionário (chamado de "steward") e, por fim, um membro da segurança pública, que terá uma "ação mais enérgica" para resolver o caso.
A chuva pode causar outro problema com as cadeiras numeradas. Como a cobertura do estádio não é completa, os torcedores podem se movimentar para ocupar apenas os lugares cobertos, como aconteceu no jogo entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.
Porém, Tiago Paes, gerente geral de integração operacional, não se importa com esse problema: "nada será feito. Nunca foi feito requerimento para termos 100% de cobertura nesse estádio. Isso acontece em qualquer estádio, a não ser aqueles que são 100% cobertos, então não é algo que preocupa".
A organização não foi testada ainda oficialmente, mas é semelhante a diversos eventos da Fifa e até da União de Federações Europeias de Futebol (Uefa), que funcionam perfeitamente. A estrutura da Arena Corinthians pode atrapalhar, por causa das obras terminadas em cima da hora e também da falta de espaço, mas a Fifa parece estar preparada para organizar a chegada dos torcedores.