PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Em busca do tetra, Corinthians tenta igualar feito centenário do Paulistano

Clube da capital paulista que atualmente nem tem mais um time profissional de futebol é o único a conseguir o feito de vencer quatro troféus consecutivos

22 jan 2020 - 04h41
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de em 2019 quebrar um jejum de 80 anos e conquistar pela terceira vez consecutiva o Campeonato Paulista, o Corinthians agora vai em busca do tetra, um feito que nenhum clube consegue há cem anos. O único time a emendar uma sequência de títulos como essa foi o Paulistano, que faturou as taças de 1916, 1917, 1918 e 1919.

O clube situado nos Jardins e que atualmente nem tem mais um time profissional de futebol dominou o Paulistão nas primeiras décadas do século passado. Foram 11 títulos estaduais conquistados entre 1905 e 1929. O feito inédito poderia ser maior, mas o penta em 1920 escapou com uma derrota para o Palestra Itália, hoje Palmeiras na decisão.

Para manter a hegemonia no Estado, o Corinthians se reformulou para a nova temporada. Por causa de uma queda brusca de rendimento no segundo semestre do ano passado, o clube demitiu o técnico Fábio Carille e trouxe Tiago Nunes. Também saíram o volante Junior Urso e o atacante Clayson, titulares na temporada passada. O novo treinador dispensou ainda dois veteranos vitoriosos, o volante Ralf e o meia Jadson.

Para compensar as perdas, o Corinthians contratou quatro nomes: o lateral-esquerdo Sidcley, o volante Cantillo e os atacantes Luan e Davó. Também dará nova chance a Danilo Avelar, que deixará de atuar como lateral-esquerdo para jogar na zaga. A lista de reforços não está fechada e a diretoria está de olho no mercado para trazer pelo menos mais um atacante que atue pelas beiradas do campo. O dinheiro para as contratações têm vindo de empréstimos do banco BMG, o patrocinador master do clube.

Em sua apresentação no início do ano, Tiago Nunes prometeu um Corinthians mais ofensivo na temporada. Em 2019, o clube teve média de 1,10 gol por jogo no Campeonato Brasileiro - marcou somente 42 vezes em 38 partidas.

"Durante minha trajetória, experimentei diversos modelos de jogo. Me formei como treinador tendo a oportunidade de vivenciar quase todas as ideias. Mas o que mais me agrada é ter mais a bola, ser propositivo, que privilegia a condição técnica, até mais vistoso de ver. Mas sou ciente de que esse modelo só se desenvolve com o passar dos treinamentos, aí você vai vendo se encaixa com os jogadores, os adversários. A minha ideia é fazer a equipe propositiva, mas não impede no decorrer da temporada encontrar uma outra ideia que vai nos levar à vitória de uma maneira mais fácil", explicou o treinador.

Time base do Corinthians

Cássio; Fagner, Gil, Pedro Henrique e Sidcley; Camacho, Cantillo e Luan; Pedrinho, Boselli e Janderson. Técnico: Tiago Nunes.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade