Copa do Mundo: conheça Weghorst, destaque improvável da Holanda em jogo contra a Argentina
Atacante de 30 anos passou por diversos clubes da Europa, com destaque no Wolfsburg, da Alemanha
Apesar da eliminação para a Argentina, Wout Weghorst foi o grande destaque da Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. O atacante de 30 anos entrou no segundo tempo, com a Laranja perdendo por 2 a 0, e marcou os dois gols da equipe na partida, levando para a prorrogação. O LANCE! conta mais sobre a história do centroavante, que teve boas passagens por Wolfsburg e AZ Alkmaar.
INÍCIO DA CARREIRA
Weghorst começou nas categorias de base do Willem, quando foi cedido ao Emmen, da segunda divisão holandesa. Foi lá que ele teve suas primeiras oportunidades, mostrou serviço e rapidamente foi negociado com o AZ Alkmaar. No clube, um dos mais tradicionais da Eredivise, ele teve um 'boom'.
Pelo AZ, Weghorst disputou 60 partidas e marcou 31 gols, média de mais de um tento a cada duas partidas. Na época, o jogador tinha apenas 25 anos e já mostrava o faro de gol que viria a ter no restante da carreira. Ao lado de Steven Berghuis, companheiro de seleção, ele foi protagonista da temporada 2017/2018.
PASSAGEM ILUMINADA PELO WOLFSBURG
As grandes temporadas no AZ renderam um contrato extenso com o Wolfsburg, da Alemanha. Por lá, Weghorst viveu seu auge, tendo marcado 59 gols em 118 partidas pela equipe alemã. Ao todo, foram quatro temporadas e bons momentos, sendo considerado ídolo e referência do time em uma liga dominada por gigantes como o Bayern de Munique.
DECLÍNIO E EMPRÉSTIMO
No entanto, para quem pensa que Weghorst chegou em grande fase na Copa do Mundo, o jogador vive um dos momentos mais complicados da carreira. O jogador teve problemas extracampo, com relação à vacina contra o coronavírus, e não jogou muito pelo Burnley, clube que investiu 20 milhões de euros para tê-lo.
Na Inglaterra foram apenas 20 jogos e dois gols marcados, números muito abaixo das outras participações. Por isso, Weghorst acabou emprestado para o Besiktas, da Turquia, clube que deve tê-lo de volta após a participação da Holanda na Copa do Mundo. Sem dúvida, o atacante é um dos heróis mais improváveis deste Mundial, embora não tenha confirmado a classificação.