Conheça a seleção da Coreia do Sul
Veja abaixo informações sobre a seleção da Coreia do Sul, uma das 32 equipes que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Desempenho e prognósticos
A Coreia do Sul vai jogar sua oitava Copa do Mundo seguida em 2014, mas a campanha nas eliminatórias esteve longe de ser tranquila. Assim que a vaga foi selada, o treinador que estava no cargo, Choi Kang-hee, foi demitido, pois a preocupação de que a seleção sul-coreana desse vexame no Brasil era grande.
A Coreia se classificou mesmo com uma derrota em casa para o Irã por 1 x 0, obtendo a vaga no saldo de gols, mas Kang-hee não resistiu à pressão e o ex-jogador da seleção Hong Myung-bo assumiu.
Diante do desafio de melhorar a frágil defesa sul-coreana e dar criatividade ao ataque, Hong mexeu na comissão técnica e na formação da equipe, e saiu vencedor em apenas uma das primeiras sete partidas que fez no comando da Coreia do Sul.
Técnico: Hong Myung-bo
Os torcedores locais adoram lembrar dos dias de glória de 2002, quando Guus Hiddink levou a Coreia do Sul às semifinais da Copa jogando em casa. Em Hong Myung-bo, de 44 anos, eles veem não apenas um remanescente daquela seleção histórica de Hiddink, mas também um pupilo do treinador holandês, que viu o agora comandante da seleção coreana dar seus primeiros passos fora de campo.
O jogador com maior número de convocações assumiu a vaga deixada por Choi Kang-hee depois que o muito criticado treinador se viu cercado pela mídia e torcida em função da nada inspiradora campanha coreana nas Eliminatórias.
Hong deixou boas impressões enquanto técnico da seleção olímpica da Coreia, levando o bronze nos Jogos de Londres, e ainda foi o auxiliar de Hiddink no clube russo Anzhi Makhachkala.
Depois de ter alguma dificuldade em seus primeiros jogos à frente da seleção da Coreia do Sul, uma boa vitória sobre a Suíça por 2 x 1 no fim do ano passado e um triunfo de 2 x 0 sobre a Grécia em março podem indicar que Hong está no caminho certo.
Jogador-chave: Son Heung-min
Son Heung-min tem tudo a seu favor para se tornar a próxima estrela do futebol sul-coreano e, assim como seu antecessor Park Ji-sung, ele nunca jogou em um clube de seu país natal.
Son deixou sua escola em Seul muito cedo para jogar nas categorias de base do Hamburgo da Alemanha, e começou a se destacar aos poucos no Campeonato Alemão, até ser transferido por 10 milhões de euros para o Bayer Leverkusen no início da temporada.
Ainda jovem (21 anos), o atacante vem fazendo grandes jogos --inclusive marcou três gols contra seu ex-clube em novembro. Son ainda está devendo grandes performances na seleção como as que tem tido no Bayer, mas sob o comando de Hong Myung-bo ele vem tentando se impor e já mostrou a que veio na vitória sobre a Suíça por 2 x 1.
Histórico em Copas do Mundo
Participações: 8 (1954, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010)
Melhor performance: semifinal em 2002, quando a Coreia do Sul foi uma das anfitriãs
(Por Peter Rutherford)