Com ginástica artística como destaque, Brasil encerra 2023 com 20 medalhas em Mundiais
Os esportes olímpicos do Brasil encerraram 2023 com 20 medalhas em Campeonatos Mundiais. Dez modalidades, comandadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), conquistaram os prêmios ao decorrer do ano. Ao todo, foram quatro ouros, sete pratas e nove bronzes nas competições disputadas.
"2023 foi mais um ano positivo para o esporte olímpico brasileiro. As conquistas em campeonatos mundiais refletem a qualidade do trabalho em conjunto desenvolvido pelo Comitê Olímpico do Brasil e as confederações. Entramos agora no último ano deste ciclo olímpico otimistas e motivados para um grande desempenho de nossos atletas em Paris 2024", afirmou Paulo Wanderley, Presidente do COB.
Com seis pódios, a ginástica artística foi o esporte que obteve mais destaque na temporada. Liderada por Rebeca Andrade, a modalidade conquistou também a prata inédita por equipes.
Rebeca também foi coroada com o ouro nos saltos, prata no individual geral e solo e bronze na trave. Flavinha Saraiva conquistou sua primeira medalha em mundiais, o bronze no solo.
Retrospectiva 2023: Brasil fecha 2023 com 20 medalhas em Campeonatos Mundiais
País subiu ao pódio em dez modalidades. Ginástica artística foi o grande destaque do ano
👉 Leia mais: https://t.co/0IGmc82IcH
📸: Ricardo Bufolin/CBG pic.twitter.com/Z9J6UUpJRg
— Time Brasil (@timebrasil) December 18, 2023
Os esportes radicais, skate e surfe, também tiveram um bom desempenho em 2023. Rayssa Leal, principal atleta do skate street brasileiro, conquistou medalha de ouro e prata nos mundiais da modalidade no ano.
Demais esportes como o skate park, boxe, judô, vôlei de praia, taekwondo, marcha atlética e tiro com arco compõem o grupo das modalidades campeãs em 2023.
Mesmo com o bom desempenho, o Brasil terminou o ano com menos medalhas em relação a 2022. Na temporada passada, os esportes olímpicos brasileiros conquistaram 23 pódios.
"Os resultados dos mundiais em 2023 nos deixam satisfeitos e servem como bons parâmetros do cenário atual, mas sabemos o nosso foco da preparação e do planejamento é no objetivo principal que são os Jogos Olímpicos de Paris", comentou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.