PUBLICIDADE

Grêmio cresce no momento certo ao vencer líder confuso do Brasileirão

Botafogo faz 3 a 1 e leva virada com hat-trick de Suárez. Liderança alvinegra é ameaçada na reta final de campeonato disputado

10 nov 2023 - 02h03
(atualizado às 02h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Estamos diante de um dos campeonatos mais mutáveis da história do futebol brasileiro. E se me falassem isso há quatro meses, quando Botafogo e Grêmio se enfrentaram pela última vez no Brasileirão, eu jamais acreditaria. Naquela época o alvinegro carioca abriu 10 pontos de vantagem e depois terminou o primeiro turno com 47 pontos, tendo o melhor primeiro turno da história do Brasileirão de pontos corridos no modelo com 20 clubes. O tempo não ajudou o Botafogo, nem ele mesmo se ajudou. Se sofrer mais uma derrota por 4 a 3, vai pedir música no Fantástico e se despedir do título.

Lucio Flavio está cada vez mais pressionado no Botafogo –
Lucio Flavio está cada vez mais pressionado no Botafogo –
Foto: Reprodução/Botafogo TV / Jogada10

Com a mesma pontuação, Grêmio e Palmeiras tiraram o respiro do líder; duas equipes responsáveis por virar os jogos. A derrota contra o Grêmio foi a gota d'água para uma torcida que esgotou os mais de 20 mil ingressos em São Januário. Eles viram a vantagem criada se desmanchar com a perda de pontos e, agora, podem ver o time cair de posição na tabela - algo que não acontece desde a 3ª rodada quando o Botafogo assumiu a liderança.  E é preciso dar o mérito ao tricolor gaúcho, mesmo com erros defensivos. 

O Botafogo entrou em campo sem o artilheiro Tiquinho Soares, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo na última rodada. A solução era Diego Costa e ele parecia ser mesmo o protagonista da partida. Parecia, porque em campo estava o maior goleador da seleção uruguaia: Suárez. Com a maestria dos mais de 550 gols na carreira, se tem alguém que sabe mudar o rumo de um jogo é ele e, para isso, Luis atuou quase os 90 minutos.

Primeiro vimos o Botafogo dominar um Grêmio desatento defensivamente. Com cinco minutos de jogo, Diego Costa recebeu do Hugo na segunda trave após o lançamento de Danilo Barbosa. Um a zero com clima de vantagem botafoguense que se vencesse, abriria três importantes pontos. Três minutos e cinquenta e oito segundos depois, o empate com Galdino aconteceu frente a frente com Perri. Esse gol foi sentido pelo líder como um golpe, porém a defesa gremista continuou permitindo os buracos e Júnior Santos acatou até achar um chute de primeira. No segundo tempo, o Botafogo entrou dominante e ampliou com Marlon Freitas. Alívio? Que nada. Aí que apareceu Luisito Suárez.

Suárez comemora vitória do Grêmio contra o Botafogo
Suárez comemora vitória do Grêmio contra o Botafogo
Foto: WESLEY SANTOS / Estadão

O diferenciado atacante marcou aos 4, aos 8 e aos 23 minutos da etapa final. Gol com domínio e corte no goleiro, com chute cruzado e com tabelinha. A genialidade do camisa 9 deu a vitória para o Grêmio e a esperança de ver uma lenda como Suárez ter a chance de conquistar o Brasileirão. É possível. Vale lembrar que Suárez marcou 14 vezes no campeonato, já deu 10 assistências e faz parte da equipe dona do melhor ataque com 57 gols. O tricolor gaúcho subiu pra segunda colocação da tabela depois de ter cinco vitórias consecutivas - mesmo ainda tendo falhas defensivas importantes. 

O Botafogo sofre com o mesmo problema, é uma equipe desiquilibrada defensivamente; deixou Suárez atuar com liberdade e se complica ainda mais ao levar essa falta de equilíbrio para os outros setores - como mostra o resultado, do meio pra frente conseguiu render. Não pretende mudar o técnico pela falta de tempo para adaptação do elenco, mas isso pode custar o título. A torcida obviamente mal-acostumada com a boa fase do primeiro turno chamou o time de "sem vergonha", convenhamos que não é terra arrasada. Porém, onde está o ponto de crise? Perder o título assim, depois de tantos pontos de vantagem, é um vexame no futebol brasileiro. O Botafogo tem deixado o torcedor bem confuso; se é que o próprio clube também não está.

Fonte: Fernanda Arantes Fernanda Arantes é apresentadora, narradora e repórter esportiva. Com passagens pelas afiliadas da Rede Globo e pelo SBT, atualmente ela se destaca nas transmissões pela internet. As visões da colunista não representam a visão do Terra.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade