PUBLICIDADE

5 Lições da final da Copa do Brasil 2023 do São Paulo para o Flamengo

Como time tricolor, antes desacreditado na competição, superou a equipe rubro-negra dona do elenco mais caro do Brasil.

25 set 2023 - 08h13
Compartilhar
Exibir comentários

 Ver o primeiro título de um clube tem algo especial, mas no caso do São Paulo teve um gostinho ainda melhor pela campanha desenvolvida e por uma final dramática que, mesmo com a vantagem por um gol do primeiro jogo, viu seu campeão ser constantemente questionado. Dito isso, algumas lições dessa edição devem ser absorvidas ou, pelo menos, servir de inspiração para o Flamengo.

São Paulo é campeão da Copa do Brasil pela primeira vez
São Paulo é campeão da Copa do Brasil pela primeira vez
Foto: Esporte News Mundo

 Antes de tudo, saber que treinador que está ganhando não se mexe. Dorival Júnior fazia uma campanha espetacular no Flamengo em 2022, conquistando Copa do Brasil e Libertadores. Mesmo assim foi trocado por um técnico estrangeiro, algo que o deixou chateado e serviu de motivação para decolar na temporada do seu atual clube, o São Paulo. Não tinha enredo melhor do que essa final para inspirar o comandante, como ficou nítido na coletiva de imprensa pós-jogo.

 Em segundo: valorize os seus ídolos, eles irão voltar. É preciso enalter o que Raphinha fez no primeiro jogo e o que Lucas Moura proporcionou na partida de volta. O lateral foi o responsável por trazer a peça-chave para a vitória diante o Flamengo - a consistência defensiva. Raphinha liderou a equipe e deu tranquilidade nesse setor que quebrou o estilo de jogo do adversário. Já Lucas Moura retornou na última janela de transferência e a cria de Cotia, depois de onze temporadas na Europa, escolheu o seu clube de base - mesmo com uma grande leva de jogadores para o mundo árabe - e deu a vida para ter mais uma conquista com o São Paulo.

Lucas Moura (à frente) disputa a bola com Fabricio Bruno em jogo no Morumbi –
Lucas Moura (à frente) disputa a bola com Fabricio Bruno em jogo no Morumbi –
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images / Jogada10

 A base foi fundamental e teve chance de crescer e se valorizar, mesmo quando criticada. O herói da final foi Rodrigo Nestor, revelação do clube. Ele ganhou confiança e fez duas partidas finais impecáveis. No primeiro jogo, foi quem deu a assistência para Calleri fazer o gol e no Morumbi chutou certeiro para garantir o empate e a taça. Beraldo é outro jovem que parecia ter muitos anos no profissional, pela tranquilidade que passou no seu futebol. Nada tirou o foco dos meninos de Cotia. 

 A preocupação com o relacionamento de vestiário e diretoria também é algo que serve de inspiração. O empenho de Julio Cazares em fazer contratações e de se relacionar com o torcedor foi bem diferente dos bastidores da gávea, com uma série de brigas dentro e fora do vestiário. Além disos, Dorival conquistou o elenco que teve sede de vencer e, como Calleri mesmo disse, o fez jogar até lesionado. 

Flamengo fica com o vice-campeonato da Copa do Brasil
Flamengo fica com o vice-campeonato da Copa do Brasil
Foto: Divulgação

A última, porém mais preciosa lição que o futebol brasileiro ganhou: valor de elenco não ganha título. Na última janela de transferência, o Flamengo aumentou o seu valor de mercado chegando à mais de 171 milhões de euros. Sim, na conversão atual isso equivale à 900 milhões de reais. Já o São Paulo criou um elenco que custa menos da metade da realidade flamenguista e conseguiu parar o adversário poderoso indivudualmente, mas que deixou a desejar no coletivo. Enquando o tricolor agora comemora a conquista inédita, a equipe carioca vai se tornando o primeiro time na história do futebol brasileiro a disputar 7 competições em um ano e perder todas (Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa, Cariocão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão).

Fonte: Fernanda Arantes Fernanda Arantes é apresentadora, narradora e repórter esportiva. Com passagens pelas afiliadas da Rede Globo e pelo SBT, atualmente ela se destaca nas transmissões pela internet. As visões da colunista não representam a visão do Terra.
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade