Ceará supera Fortaleza no Castelão, mas Icasa fica com liderança
Em rodada de clássicos no Campeonato Cearense, o Ceará aproveitou os dez minutos que teve com um homem a mais e venceu o Fortaleza por 1 a 0, com um gol marcado por Lulinha, aos 15min do segundo tempo, na Arena Castelão. Quem se beneficiou da vitória do Ceará, no entanto, foi o Icasa, que venceu o rival Guarani de Juazeiro por 3 a 0 e assumiu a liderança do Estadual.
Depois de um primeiro tempo morno no Castelão, o meio-campista Esley fez falta dura na intermediária, levou o segundo amarelo e acabou expulso de campo, aos oito minutos. Em jogada trabalhada com cruzamento de Ricardinho e cabeceada de Lulinha, o Ceará abriu o placar aos 15min. Apenas três minutos depois, Eric, do Ceará, foi expulso de campo, reequilibrando a partida numericamente. Aos 48min do segundo tempo o jovem Potiguar também foi expulso, mas o Fortaleza não teve tempo para correr atrás da vitória.
Já no estádio do Romeirão, o Icasa venceu o Guarani de Juazeiro com um gol olímpico de Romário, aos 14min do primeiro tempo, e outros de Adalgiso Pitbull e Juninho Potiguar, fechando o resultado de 3 a 0 que põe o time do Cariri em primeiro lugar, com 22 pontos. Com a vitória diante do Fortaleza, o Ceará igualou os 19 pontos do rival e agora divide a segunda posição a três rodadas do fim.
O Jogo
Sem João Carlos, que contraiu uma virose, o técnico Hélio dos Anjos foi obrigado a promover a estreia do reserva Flávio Kretzer no gol do Fortaleza, que até começou a partida de modo mais insinuante que seu adversário. Logo no primeiro minuto de bola rolando, Esley tentou puxar a jogada ofensiva do time tricolor, mas acabou derrubado pro Ricardinho, que levou o cartão amarelo. Na cobrança de Assisinho, o Ceará tomou susto no começo, mas não demorou a se reorganizar e equilibrar o confronto.
O jogo era muito estudado até o momento em que Lulinha cortou a marcação na intermediária e lançou Magno Alves em velocidade. O experiente goleador invadiu a área, driblou o goleiro Flávio, mas bateu em cima de Charles, que se esforçou para fazer o corte, aos 26min. A boa jogada de ataque do Ceará acuou o time do Fortaleza, que ainda suou a camisa para evitar um gol de Lulinha, dez minutos depois, após dividida com o camisa 1 adversário.
O segundo tempo começou em ritmo quente, com Marinho Donizete arriscando de fora da área logo aos três minutos, para boa defesa de Fernando Henrique. O Ceará reagiu cinco minutos depois, com batida cruzada de Magno Alves que raspou a trave de Flávio e saiu pela linha de fundo. Naquele momento da partida, o Ceará já contava com um jogador a mais em campo: aos oito minutos, Esley cometeu falta dura na intermediária e foi expulso. Por reclamação, o técnico Hélio dos Anjos também precisou assistir a sequência da partida longe das quatro linhas.
Com um a menos, o Fortaleza não resistiu e caiu na ‘roda de bobo’ do Ceará aos 15min, quando Vicente tabelou com Ricardinho na intermediária e o meio-campista cruzou no meio da área, onde Lulinha apareceu com total liberdade e se aproveitou de falha de Flávio para marcar o gol da vitória do Ceará. Menos de cinco minutos depois, o lateral Eric entrou forte para cima de Ronaldo Angelim e deixou a partida numericamente equilibrada.
O Fortaleza voltou a pressionar nos minutos finais, contando com a expulsão do jovem Potiguar, mas não alcançou o gol de empate.
Confira as partidas da 11ª rodada do Campeonato Cearense:
Guarany de Sobral 1 x 3 Horizonte
Tiradentes 1 x 1 Ferroviário
Fortaleza 0 x 1 Ceará
Guarani de Juazeiro 0 x 3 Icasa