Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeões da Semana de Vela 2025 são conhecidos em Ilhabela (SP)

Maior evento de vela de oceano da América Latina teve 120 barcos na disputa.

28 jul 2025 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

O maior encontro da vela oceânica na América Latina terminou neste sábado (26/7) com a regata que definiu os campeões da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval.

Organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI), a competição em 2025 reuniu 120 veleiros e cerca de mil velejadores nas raias do litoral norte paulista. Atletas olímpicos como Robert Scheidt, Lars Grael, Samuel Albrecht e Alex Welter, primeiro campeão brasileiro na história dos Jogos, disputaram as provas ao lado de amadores, profissionais e velejadores iniciantes.

Barcos de diversos estados brasileiros e dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai, também participaram do evento.

A semana foi marcada por condições típicas de inverno no litoral paulista, com a entrada de uma frente fria e ventos fracos e rondados. Ainda assim, graças ao trabalho da comissão de regatas, cada um dos 120 barcos conseguiu disputar ao menos uma prova por dia. A abertura oficial foi no domingo (20/7), com o encontro inédito entre o navio Cisne Branco e a Esquadrilha da Fumaça durante o tradicional desfile de barcos. A regata Vela do Amanhã Mauro Dottori, voltada a crianças de projetos sociais, mobilizou mais de 180 jovens, reforçando o compromisso do YCI com a formação de novos velejadores.

O Crioula, de Eduardo Plass, venceu na ORC ao lado de Samuel Albrecht, tático da equipe. Na BRA-RGS, destaque para o Kia Kaha, campeão geral e vencedor da divisão B. Paulo Cocchi, do Catuana Kim, celebrou o título da divisão A: “Nós tivemos duas regatas hoje que decidiram o campeonato. Conseguimos ficar em primeiro lugar na nossa categoria. Tripulação muito boa. Comissão de regata perfeita. Tudo correu de maneira regular e boa.” Na RGS-Cruiser, o Blue Wind, de James Bellini, conquistou o título. “Foi emocionante! [...] Esse é o segredo do Blue Wind: o bom humor no barco, o time entrosado, ninguém briga com ninguém [...]”, afirmou o comandante.

Entre os Clássicos, o bicampeonato ficou com o Kameha Meha. “Campeões de novo! [...] A organização da SIVI foi extraordinária, e daqui a pouco vamos ali com todo carinho receber as medalhas”, declarou Edmar Moraes. Já na classe C30, o Kaikias, de Daniel Hilsdorf, confirmou a liderança. “Foi um dia excepcional de velejada. [...] Estamos muito felizes com a construção de todo o trabalho que foi feito ao longo desse semestre”, comemorou Fábio Pillar, tático do time.

A 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é apresentada pelo Banco Daycoval, com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela. O evento conta com apoio da Marinha do Brasil e patrocínio de Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

Foto: Fred Hoffmann | FOTOP
Foto: Fred Hoffmann | FOTOP
Foto:
On Board Sports
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade