Campeão mundial de sumô abandona o esporte após escândalo
O campeão mundial de sumô, Asashoryu, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria depois de se ver envolvido em um novo escândalo em uma boate de Tóquio. O yokozuna (grande campeão), 29 anos, cujo verdadeiro nome é Dolgorsuren Dagvadorj, é acusado de ter quebrado o nariz de uma pessoa durante uma briga. O fato ocorreu no último dia 16, em plena disputa do torneio de Tóquio.
» Famoso por filme, time jamaicano fica fora do Canadá
» Ausência de Obama facilita segurança em Vancouver
» Jornal diz que Tiger Woods quer segunda lua de mel
» Tocha olímpica de Vancouver tem tecnologia de última geração
Segundo a polícia, o lutador teria chegado a um acordo com a vítima para não apresentar queixa na polícia. "Vou me retirar", anunciou Asashoryu, que venceu a 25ª Copa do Imperador no mês passado, convertendo-se no terceiro maior campeão da história do sumô em número de vitórias.
"Já causei muitos problemas. Agora tenho claro que preciso me aposentar", afirmou. Asashoryu, que em japonês significa "dragão azul da manhã", é muito criticado pelo público japonês por sua arrogância e por desrespeitar um tradicional esporte japonês considerado nobre.
Com 24 anos, seu compatriota e principal adversário, Hakuho ("grande pássaro branco"), cujo verdadeiro nome é Munkhbat Davaajargal, é muito apreciado no Japão e agora o único yokozuna em competição.