Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeão de montaria ensina como ser o número 1 no esporte

5 set 2012 - 20h42
Compartilhar

Parar oito segundos em cima do touro é o trabalho de Edevaldo Ferreira, campeão brasileiro de montaria em touros de 2011 pela PBR (Professional Bull Riders). Natural de Adrandina (SP), o peão cresceu assistindo o irmão mais velho na arena. Aos 15 anos, decidiu que era sua vez de enfrentar os bois. Passou quatro anos disputando nos rodeios locais até buscar novos desafios em outros estados. No momento, é o líder da temporada de 2012 e, em entrevista por telefone, deu dicas sobre como se tornar um campeão das arenas. Confira.

Edevaldo Ferreira, um dos grandes nomes da montaria em touros do Brasil
Edevaldo Ferreira, um dos grandes nomes da montaria em touros do Brasil
Foto: Andre Silva / Divulgação


Início de carreira: observar

Segundo o peão, a carreira de um competidor começa cedo (dez ou 11 anos), não dentro das arenas, mas observando as montarias. Ferreira assistia as provas do irmão mais velho e, depois, ouvia seus conselhos. Um "mentor" nessa fase, portanto, ajuda a desenvolver a técnica do futuro atleta no esporte.



Adolescência: treino, treino e treino

O peão de Andradina começou a montar em touros aos 15 anos - idade que considera boa para iniciar o esporte na prática. Na época, montava em touros de fazendas vizinhas até conseguir o próprio animal. Treinava três ou quatro vezes por semana para depois encarar os rodeios locais. Passou quatro anos treinando e competindo até se tornar profissional, aos 19.



Rodeio Júnior: primeira chance para o estrelato

Trata-se de uma competição realizada durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a maior da América Latina. Participam garotos entre 16 e 17 anos. Vencer o torneio pode ser o começo de uma carreira promissora. Denner Barbosa, 19 anos, ganhou a competição em 2011 e, neste ano, voltou à cidade para se consagrar campeão do Barretos International Rodeo na disputa entre estados. Competiu pela equipe do Rio Grande do Sul.



Escolinhas de montaria: uma alternativa

Nem sempre são formadas por profissionais com amplo conhecimento em montaria, diz Ferreira. Por vezes, pode ajudar o desempenho do aluno no esporte, mas só se for cursada por um período acima de um ano.



Lição de casa: estudar o touro

Assistir a vídeos do touro atuando ajuda o competidor entender o comportamento do animal na arena, por exemplo, tem boi que gira mais para a direita, outro para a esquerda. Informação nessa hora nunca é demais.



Trabalho mental: o grande desafio

Saber que está preparado para encarar a montaria é o que mantém a mente de Ferreira tranquila momentos antes de entrar na arena. No brete, a dica do campeão é manter a calma e pensar positivo. Para ele, um peão bem treinado encara qualquer touro. Medo e fracasso? Ambos fazem parte da carreira de um peão. O segredo é aprender com eles.



O que todo peão campeão precisa saber

Para o caubói, sempre existirá um atleta melhor que você. O importante é fazer o trabalho da melhor maneira possível para superar as próprias limitações e vencer na vida.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra