Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Última lista pré-Copa deve enterrar chances de surpresas; veja histórico

11 fev 2014 - 07h16
(atualizado às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Luiz Felipe Scolari vai fazer última convocação antes da Copa do Mundo
Luiz Felipe Scolari vai fazer última convocação antes da Copa do Mundo
Foto: Getty Images

A última convocação antes de uma Copa do Mundo costuma ter poucas diferenças em relação à lista final do Mundial. Historicamente, poucos atletas perdem espaço depois de disputar os últimos jogos antes da principal competição do futebol. Nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, Luiz Felipe Scolari anunciará a lista de jogadores que enfrentam a África do Sul em amistoso no dia 5 de março, em Johannesburgo.

Confira quem perdeu espaço na última
convocação pré-Copa do Mundo

Copa Quem Saiu Quem Foi
2002 Getty Images Paulo César Getty Images Belletti
2002 Getty Images Djalminha Getty Images Ricardinho
2006 Getty Images Gustavo Nery Getty Images Gilberto
2006 Getty Images Maicon Getty Images Cicinho
2010 Getty Images Adriano Getty Images Grafite
2010 Getty Images Carlos Eduardo Getty Images Kléberson

A convocação, entretanto, não será completa, já que Felipão já avisou que chamará primeiro os brasileiros que atuam fora do País, para depois chamar os "nacionais" e formar um grupo de 18 ou 19 jogadores. Os nomes que forem anunciados para a partida contra a África do Sul, porém, muito provavelmente estarão na Copa.

Em 2010, Dunga teve como último teste antes da convocação final para o Mundial da África do Sul uma vitória sobre a Irlanda, que terminou em vitória por 2 a 0 (gols de Andrews, contra, e Robinho). Dos chamados para aquela partida, Carlos Eduardo e Adriano não foram para a Copa do Mundo. O ex-volante ainda ignorou os apelos por Neymar e Paulo Henrique Ganso, que na época brilhavam no jovem time do Santos.

Quatro anos antes, o técnico Carlos Alberto Parreira enfrentou duas mudanças comparando a lista do amistoso contra a Rússia, vitória por 1 a 0, com gol de Ronaldo, com a convocação para a Copa da Alemanha. Os laterais Maicon e Gustavo Nery foram ignorados para o Mundial de 2006, perdendo espaço para Cicinho e Gilberto na reserva do Brasil.

Em 2002, na preparação para a Copa disputado em Japão e Coreia do Sul, o mesmo Scolari fez poucas mudanças, mas, assim como atualmente, enfrentou dificuldades para fechar sua lista. Na época, o treinador enfrentava críticas por não levar Romário e insistir em Ronaldo, que busca recuperar sua melhor forma após seguidos problemas físicos. O resultado foi positivo para Seleção e Felipão.

Veja entrevista exclusiva de Leandro Damião ao Terra:

Para a Copa de 2014, o técnico tem como empecilhos as lesões do centroavante Fred e o fato de o goleiro Júlio César estar na reserva do Queens Park Rangers, enquanto negocia para jogar no Toronto FC. Enquanto o goleiro já foi "pré-convocado", o atacante vê nomes como Hernane e Walter serem requisitados pela torcida brasileira.

Em 2002, seguindo suas convicções, Scolari teve jogos contra Iugoslávia e Portugal para definir sua lista. Em relação aos jogadores chamados, houve duas mudanças principais: Paulo César, lateral ex-Fluminense, e Djalminha, que perdeu seu espaço depois de briga com o então técnico do Deportivo La Coruña, Javier Irureta. Foi o suficiente para que Felipão buscasse outros nomes para a Seleção que seria pentacampeã mundial.

<a href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/convocacao-selecao-brasileira/">Convoca&amp;ccedil;&amp;atilde;o da sele&amp;ccedil;&amp;atilde;o - veja quem esta em alta e baixa com o Felip&amp;atilde;o</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade