MAV cerebral: entenda os sintomas e quadro que levou Vanderlan, do Bragantino, à cirurgia
Lateral passa bem após cirurgia, de acordo com comunicado do clube
O lateral Vanderlan, do Red Bull Bragantino, passou por cirurgia cerebral devido a uma Malformação Arteriovenosa Cerebral, condição rara com risco de hemorragia, cujo tratamento varia conforme o quadro clínico.
Os torcedores do Red Bull Bragantino foram pegos de surpresa com a divulgação de que Vanderlan, de 23 anos, passou por uma cirurgia no cérebro. O procedimento foi necessário após um diagnóstico de Malformação Arteriovenosa Cerebral.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No caso do ex-jogador do Palmeiras, ele apresentou um quadro infeccioso acompanhado de sintoma de cefaléia no fim do ano passado. Após exames de imagem e análises de especialistas, a MAV cerebral foi confirmada.
De acordo com publicação da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a doença é caracterizada pela presença de um enovelado de vasos anormais que se interpõem entre artérias e veias.
Isso faz com que artérias ou veias se conectem diretamente, com uma estrutura anormal chamada nidus. Por causa dos diferentes níveis de pressão nas artérias e veias, o nidus corre risco de rompimento, o que pode causar uma hemorragia.
O paciente pode passar anos sem apresentar sintomas. Quando aparecem, variam de acordo com o tamanho e localização da malformação. São os sintomas:
- Dor de cabeça (cefaleia) súbita e intensa ou em manifestações crônicas
- Crises convulsivas (epilépticas)
- Perda de movimento dos membros do corpo
- Alteração de sensibilidade ou de sentidos como a visão
- Perda progressiva de memória
A resposta para o quadro envolve neurocirurgião, neurorradiologista intervencionista, neurologista, radiocirurgião e neuropsicólogo. O tipo de tratamento escolhido é definido de acordo com idade, o histórico e as condições clínicas e neurológicas do paciente, o grau de evolução do paciente.
Os tratamentos podem ser feitos apenas com acompanhamento médico, microcirurgia para extração completa da malformação, tratamento combinado de embolização e cirurgia, somente cirúrgico ou radiocirúrgico, e, para os mais graves, embolização, radiocirurgia e cirurgia.
Vanderlan, de 23 anos, iniciou a carreira com as cores do Palmeiras, onde disputou 108 jogos e conquistou os títulos da Libertadores, tricampeonato do Paulistão, bi do Brasileirão e a Supercopa.
Deixou o Verdão rumo ao Red Bull Bragantino em agosto de 2025. Pelo Massa Bruta, disputou 14 partidas.