Análise: Botafogo deixa de lado turbulência nos bastidores e estreia com goleada e quebrando tabu
Além de golear, o Alvinegro ainda quebrou um tabu
Em meio ao momento de tensão nos bastidores nas últimas semanas, o Botafogo estreou no Brasileirão goleando o Cruzeiro por 4 a 0 com autoridade. Com incertezas fora de campo, a equipe de Martín Anselmi deixou todas as incertezas de lado e teve uma grande atuação.
Para a estreia na competição, o técnico argentino manteve a espinha dorsal que vem usando no Campeonato Carioca com: Neto; Ponte, Newton e Barboza; Vitinho, Allan, Danilo e Alex Telles; Santi Rodríguez, Montoro e Arthur Cabral.
Em campo, o Alvinegro começou jogando bem, tendo ímpeto ofensivo e rondando a área da Raposa. O meio-campo teve uma dinâmica muito boa, com Allan mantendo a consistência defensiva da equipe, mas também tinha liberdade para chegar ao ataque, enquanto Danilo e Montoro achavam espaços na frente.
No entanto, o Cruzeiro foi melhor durante boa parte da primeira etapa e criou as principais chances, mas não aproveitou. Kaio Jorge chegou a marcar, mas estava impedido. A equipe comandada por Tite aproveitava as bolas nas costas da defesa, foi assim que Kaiki Bruno parou na saída de Neto.
Show no segundo tempo
O Botafogo reagiu à pressão apenas dois minutos do segundo tempo, quando abriu o placar. Montoro aproveitou uma cobrança de lateral para fazer uma grande jogada individual, se livrar da marcação e tocar para Arthur Cabral. O centroavante fez o pivô antes de encontrar um passe no meio das pernas de Jonathan Jesus para Danilo chegar batendo de primeira e abrir o placar no Nilton Santos.
Após sair atrás do marcador, o Cruzeiro teve um breve momento de superioridade e chegou perto com a entrada de Arroyo. A Raposa assustou, mas parou nas defesas de Neto e sentiu a saída de Gerson.
Por outro lado, a equipe comandada por Martín Anselmi voltou a dominar o meio-campo e usou das transições para chegar ao ataque. As entradas de Matheus Martins e Artur deram um novo fôlego ao ataque.
Foi na velocidade que o Botafogo ampliou. Montoro dominou no campo de defesa e lançou Matheus Martins, que disparou em velocidade, ganhando de Lucas Romero e bateu rasteiro para ampliar.
Minutos mais tarde, uma bela jogada trabalhada fez Newton encontrar Nathan Fernandes, que cruzou na medida para Danilo testar firme e marcar o terceiro.
Os dois substitutos transformaram o placar em goleada e deram números finais à partida. Matheus Martins escapou em velocidade e encontrou Artur, que driblou Cássio e empurrou para o gol vazio.
A goleada acontece em um momento de extrema tensão nos bastidores. John Textor e o CEO Thairo Arruda romperam nos bastidores, além disso, o clube ainda está com um transfer ban vigente há um mês. O dono ainda prometeu um aporte, que não cumpriu, e trava uma guerra na justiça.
Em meio ao caos, a goleada sobre o Cruzeiro dá força ao elenco do Alvinegro, que tem que trabalhar em um bastidor conturbado. Por outro lado, isso dá ânimo a Martin Anselmi, que em goleou, quebrou um tabu de quase uma década em seu primeiro jogo contra um time de Série A.
Após a goleada, o Botafogo volta suas atenções para o Campeonato Carioca, quando vai receber o Fluminense, em um jogo atrasado da segunda rodada, no Estádio Nilton Santos, às 20h30 (horário de Brasília), no domingo.