Sem jogar desde 2011, Allen Iverson anuncia aposentadoria oficialmente
Ídolo do Philadelphia 76ers, Allen Iverson anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria oficial do basquete. Sem atuar desde 2011 e longe da NBA há três anos, o astro revelou que havia perdido o desejo de jogar.
"Dei tudo que tinha pelo basquete. A paixão continua aqui, mas o desejo de jogar não. Me sinto bem e feliz com a decisão que tomei. Foi uma grande jornada", disse o agora ex-jogador em entrevista coletiva. "Prometo a vocês que este é um dia feliz para mim. Achava que seria um dia triste, mas não é", completa.
Primeira escolha do draftem 1996, Iverson brilhou logo em seu primeiro ano na NBA, quando foi eleito o melhor calouro da temporada 1996/1997. Em 2000/2001, levou os 76ers ao vice-campeonato e foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada.Além do bom desempenho em quadra, Iverson ficou conhecido por seu estilo excêntrico dentro e fora dela. Repleto de tatuagens pelo corpo e dono de roupas chamativas, o astro marcou época na NBA.
"Tomei muitas pancadas por ser do jeito que sou em minha carreira, por meu visual e o jeito que me vestia. Eu só estava sendo eu. Hoje, olho a NBA e todos os caras tem tatuagens, alguns com trancinhas. Antes era suspeito ter trancinhas, hoje vejo policiais com elas", brinca. "Sempre senti que era legal ser eu. Esse era meu estilo e eu não tinha problema nenhum com isso", garante.
Com problemas com o técnico Larry Brown, Iverson deixou a franquia de Philadelphia em 2006 e passou por Denver Nuggets, Detroit Pistons e Memphis Grizzlies, antes de voltar ao time de coração - como lembrado em sua despedida - em 2009. No ano seguinte, o armador deixou novamente a equipe e jogou um ano pelo Besiktas (TUR).
"Eu não mudaria nada. Minha carreira foi de altos e baixos. Cometi muitos erros, fiz muita coisa que não me orgulho, mas não mudaria nada", conclui Iverson.