PUBLICIDADE

Chauncey Billups é o novo técnico do Blazers

Ex-jogador assume o seu primeiro cargo como treinador principal na NBA

26 jun 2021 01h26
| atualizado às 01h32
ver comentários
Publicidade

Chauncey Billups é o novo técnico do Portland Trail Blazers. A notícia foi divulgada na noite dessa sexta-feira (25) pelo jornalista Shams Charania, do portal The Athletic. O anúncio oficial da franquia será feito nas próximas horas. O tempo de contrato e os valores do acordo ainda não foram revelados.

Chauncey Billups
Chauncey Billups
Foto: Adam Pantozzi / AFP / Jumper Brasil

Billups, de 44 anos, substitui Terry Stotts, que deixou o cargo após nove temporadas. Esta é a primeira experiência do ex-jogador no comando de uma equipe da NBA. Atualmente, Billups é um dos assistentes de Tyronn Lue no Los Angeles Clippers. Recentemente, ele também esteve cotado para assumir o Boston Celtics, que contratou Ime Udoka.

Mike D'Antoni, assistente de Steve Nash no Brooklyn Nets, e Becky Hammon, assistente de Gregg Popovich no San Antonio Spurs, também foram considerados para o cargo em Portland.

De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, Billups tem um relacionamento de longa data com o astro Damian Lillard. Os dois, inclusive, conversaram com frequência durante o processo de contratação do técnico.

Billups também é um velho conhecido do presidente de operações de basquete do Blazers, Neil Olshey, que o considera um dos melhores líderes que já encontrou na NBA. Eles trabalharam juntos no Clippers, entre 2011 e 2013. Na época, Olshey era o gerente-geral da franquia angelina e Billups o armador da equipe.

Segundo o repórter Jason Quick, também do The Athletic, a direção do Blazers tinha três pré-requisitos para o novo treinador: melhorar a defesa, implementar esquemas que não sobrecarreguem Lillard no ataque e desenvolver os jovens talentos do time.

Vale lembrar que, sob o comando de Stotts, o time do Oregon chegou aos playoffs nas últimas oito temporadas. A melhor colocação foi em 2019, quando o Blazers foi batido na final da conferência Oeste pelo Golden State Warriors.

Para a próxima temporada é esperado que haja uma reformulação no elenco, e um dos atletas cotados para ser negociado é o o ala-armador CJ McCollum.

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade