Antes de jogo na Barra, NBA já planeja voltar ao RJ em 2014
Antes mesmo de a bola subir no próximo sábado para o jogo de pré-temporada entre Washington Wizards e Chicago Bulls no HSBC Arena na Barra, já se pode dizer que a experiência vai ser repetida no próximo ano. As conversas entre a empresa que levou o jogo da NBA neste ano e a Liga Americana já estão adiantadas, e o cenário deverá ser o mesmo, mas a aposta é em trazer o Cleveland Cavaliers, de Anderson Varejão.
O diretor de negócios da Arena confirmou ao Terra que a possibilidade de um jogo em 2014 é real. "Só receber um jogo da NBA aqui no Brasil é algo fantástico. Se isso acontecer todos os anos melhor ainda", disse Bernardo Amaral, que trabalha para deixar tudo pronto para a entrega da Arena nesta terça aos organizadores do jeito que eles pediram. "Foram seis ou sete visitas da NBA ao Brasil nos últimos tempos para que tudo ficasse do jeito que eles queriam", afirmou.
A Arena para a partida de sábado vai ser apresentada nesta terça à imprensa com poucas novidades. "Fizemos algumas alterações no vestiário, que já está todo montado com temas dos times e em áreas onde vão ser feitas ações de marketing com os patrocinadores", contou Amaral, que revelou que os americanos não pouparam esforços para fazer no Rio um verdadeiro jogo de NBA. "Quem nunca viu ao vivo um jogo deles, vai poder ver algo inédito no Brasil. E eles vão fazer exatamente a mesma coisa que se faz num jogo lá fora. Vai ser um superespetáculo", afirmou.
Legado mais utilizado dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a Arena de Jacarepaguá está acostumada a receber grandes eventos. Eric Clapton e Roberto Carlos já fizeram shows por lá, e o local recebeu também Mundial de Judô, UFC e a final do Novo Basquete Brasil (NBB).
"Agora que se fala tanto em padrão Fifa, temos a única arena padrão NBA do Brasil e era o que eles estavam procurando” afirma Bernardo. “São Paulo, por exemplo, tem um projeto belíssimo na Arena Palestra, mas que teria que ter muitas adaptações para receber um jogo como este", disse.
Nem o staff da Arena vai ser ampliado para o jogo. "Como o público é o mesmo de uma final do NBB, por exemplo, o número de pessoas que usamos em segurança, recepção de público, orientação, vai ser praticamente a mesma", disse.
As delegações de Chicago Bulls e Washington Wizards desembarcam no Rio de Janeiro na manhã de quarta-feira, e ao meio dia já treinam no ginásio do Flamengo. Na sexta-feira, o jogador Nenê, do Washington, vai dar uma clínica de basquete para moradores do Complexo do Alemão. No sábado, o jogo começa às 18h (de Brasília).