Lomba supera críticas nos pênaltis, mas não evita eliminação do Bahia
Muito criticado por não ter uma boa média de defesas em cobranças de pênaltis, o goleiro Marcelo Lomba já havia se redimido frente a torcida em jogo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians. Na ocasião, ele defendeu duas cobranças e segurou o 0 a 0. Hoje, contra o Atlético Nacional-COL, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o goleiro defendeu mais uma cobrança e quase pegou mais duas, mas não conseguiu classificar o Bahia. Com a classificação, os colombianos enfrentam o São Paulo pelas quartas de final.
Além de ter feito um bom papel nos pênaltis, Marcelo Lomba teve uma excelente atuação durante o jogo, e com excelentes defesas manteve o Bahia vivo. Após o gol aos 5 minutos, o Bahia teve o domínio do primeiro tempo, mas não criou muitas chances. Na segunda etapa, a equipe soteropolitana começou a ficar nervosa e errou muitos passes por precipitação. Com isso, o Nacional cresceu no jogo e obrigou Marcelo Lomba a aparecer.
A primeira intervenção fundamental de Lomba aconteceu aos 11 minutos, quando Bernal recebeu bola enfiada por Cárdenas nas costas do lateral Jussandro. Cara a cara com o colombiano, o goleiro do Bahia cresceu e conseguiu defender o chute central do adversário.
A pressão do Atlético Nacional se intensificou nos minutos finais, quando o time tentou evitar as penalidades máximas. Mais uma vez conseguindo enfiar uma bola entre os defensores do Bahia, o time colombiano ficou perto do gol com Uribe. Aos 42, o atacante ganhou de Demerson na corrida e tentou a cavadinha, mas Lomba espalmou com a ponta dos dedos para escanteio. Na cobrança, o goleiro se esticou todo para colocar a cabeçada de Duque para o lado e levar a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, Lomba defendeu o chute de Cárdenas, e quase conseguiu agarrar as penalidades de Medina e Uribe. Desclassificado e em má situação no Brasileiro, ao menos o Bahia sabe que pode contar com seu goleiro para o restante do campeonato.