Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zilisch perde teste no WEC por vice-campeonato

Sem título na final onde “o vencedor leva tudo”, piloto fica sem pontos de superlicença para Hypercar, ficando de fora de teste do WEC.

5 nov 2025 - 08h16
Compartilhar
Exibir comentários
Connor Zilisch não obteve pontos suficientes para testar o hypercar da Cadillac
Connor Zilisch não obteve pontos suficientes para testar o hypercar da Cadillac
Foto: James Gilbert / nascar.com / Reprodução

Connor Zilisch perdeu a chance de testar o Hypercar da Cadillac Hertz Team JOTA no FIA WEC Rookie Test, marcado para 9 de novembro no Bahrein. A ausência se deve à falta de pontos na licença do Comitê de Competição Automobilística dos Estados Unidos (ACCUS ) após terminar em segundo na NASCAR Xfinity Series, vencida por Jesse Love na final em Phoenix.

O teste era recompensa pelo desempenho do piloto de 19 anos e marco na carreira no endurance. Para pilotar Hypercar no WEC, é necessária licença FIA A, que exige 14 pontos ACCUS, Zilisch tinha 4. O título na Xfinity daria 10 pontos; segundo lugar, 8.

“Você precisa de uma licença FIA A para pilotar um Hypercar no WEC. Eu ia para o Bahrein fazer um teste, mas por causa do sistema de pontos – você ganha 10 pontos para vencer o campeonato da Xfinity Series e oito pelo segundo. Eu precisava de 10 pontos para chegar aos 14 necessários, e como não venci o campeonato, não tinha pontos suficientes”, disse Zilisch.

A decisão não pode ser apelada. “Já vimos com Colton Herta tentando pegar uma superlicença. Não tem jeito. É assim mesmo. Não acho que eu possa fazer nada. Eu só tinha que vencer no sábado e como não venci, não vou pilotar. É tipo um segundo tiro no coração depois do fim de semana. Eu sabia disso antes. Não foi surpresa, mas não torna mais fácil perder.”

Zilisch deve figurar na lista provisória do IMSA Daytona Sanctioned Test com Action Express Racing em Cadillac V-Series.R GTP. Diferença nos requisitos entre FIA e IMSA permite a participação. Bom desempenho pode garantir vaga nas 24 horas de Daytona de 2026. Cadillac Whelen (Action Express) e Cadillac Wayne Taylor Racing anunciaram line-ups para 2026, mas não pilotos extras para a abertura.

Zilisch Estreou na IMSA em 2024 nas 24 horas de Daytona Era Motorsport (LMP2), vencendo a classe aos 17 anos. Repetiu vitória nas 12 Horas de Sebring, completando as “36 Horas da Flórida”. Connor terminou 2024 em terceiro na Michelin Endurance Cup LMP2 com pódios em Indianapolis e Road Atlanta. O teste marcaria um passo importante para o piloto, o projetando na principal classe da maior categoria do endurance mundial.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade