Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

WEC: sob chuva intensa, Ferrari lidera nos Hypercars e Ford domina os LMGT3 após 3 horas em Austin

Com pista encharcada e múltiplas intervenções do Safety Car, Giovinazzi comanda prova, enquanto Ben Tuck lidera entre os LMGT3

7 set 2025 - 18h47
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Ferrari lidera nos Hypercars e Ford domina os LMGT3
Ferrari lidera nos Hypercars e Ford domina os LMGT3
Foto: Reprodução / X

Chove, chuva, e chove sem parar no Circuito das Américas!

Com as primeiras três horas de prova completadas, o destaque do dia — até agora — é o piloto do Safety Car, que liderou a corrida por praticamente toda a primeira hora, em meio ao temporal que atinge Austin.

Na classe Hypercar, a Ferrari #51, com Antonio Giovinazzi, lidera após um stint sólido de James Calado. Já nos LMGT3, quem comanda é o Ford Mustang #88, pilotado por Ben Tuck.

Entre os brasileiros, Eduardo Barrichello assumiu o volante do Aston Martin #10, enquanto Augusto Farfus ainda não foi para a pista.

Confira como foram as primeiras três horas de prova

Pontualmente às 15h (horário de Brasília), os carros aceleraram sob regime de safety car e bandeira amarela, devido à forte chuva que atingia o circuito.

Com visibilidade reduzida, muito spray e a chuva aumentando a cada minuto, o safety car permaneceu à frente do pelotão durante toda a primeira hora da corrida. Esse período foi marcado por uma rodada do Porsche #5, pilotado por Julien Andlauer, ainda antes do fim da segunda volta, o que resultou em sua queda para a 14ª posição.

Com pouco mais de 20 minutos completados atrás do safety car, os pilotos da LMGT3 realizaram as primeiras paradas nos boxes, focadas em reabastecimento e troca de pilotos — priorizando manter os competidores de menor graduação na pista durante o regime de bandeira amarela. O Lexus #86 enfrentou problemas nas luzes de chuva e precisou retornar aos boxes para reparos, voltando posteriormente à corrida. Já o BMW #20, de René Rast, foi forçado a abandonar a prova devido a falhas no isolamento elétrico do carro.

Após uma hora completa sob bandeira amarela, a direção de prova acionou a bandeira vermelha, e os carros foram recolocados no grid de largada.

A corrida foi retomada às 16h40, ainda sob regime de safety car, com a direção reorganizando a ordem dos carros. A largada oficial ocorreu às 16h50, com a retirada do safety car, apesar da visibilidade ainda comprometida.

Logo após a relargada, o Peugeot #93 recebeu uma punição de drive-through, enquanto o Peugeot #94 escapou da pista. Menos de cinco minutos depois da bandeira verde, o safety car retornou à pista, após um toque entre o Aston Martin #007 e o Alpine #36, que precisou ir aos boxes para reparos. O Aston Martin perdeu posições, mas conseguiu permanecer na pista.

Com o fim do regime de safety car, o Alpine #36 voltou à prova, enquanto o Toyota #8, com Brendon Hartley ao volante, cometeu um erro e perdeu quatro posições. Já o Toyota #7, em uma atuação de destaque, subiu sete posições com Nyck de Vries, após largar da 18ª colocação. Nos LMGT3, o brasileiro Dudu Barrichello assumiu o comando do #10 da The Heart of Racing.

Faltando 26 minutos para o encerramento das primeiras três horas, James Calado passou a pressionar Phil Hanson e realizou uma ultrapassagem limpa para assumir a liderança com o Ferrari #51. Entre os GTs, Rahel Frey superou Sean Gelael e assumiu a quarta posição da categoria.

Pouco depois, uma nova bandeira amarela foi acionada e rapidamente convertida em Virtual Safety Car, após uma escapada de Nicolas Barone, da Proton Competition. Antes de completar três horas prova, as condições de pista voltaram a piorar. 

Você pode acompanhar a 6º etapa do Campeonato Mundial de Endurance ao vivo e com imagens no YouTube do Esporte na Band.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade