PUBLICIDADE

WEC: Ferrari muda de ideia e pode oferecer 499P a clientes

Inicialmente negada, a disponibilização do 499P para clientes no FIA WEC é considerada pela Ferrari. Confira

1 nov 2023 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários
A vitória em Le Mans mudou a estratégia da Ferrari, que agora considera colocar o 499P à disposição de clientes
A vitória em Le Mans mudou a estratégia da Ferrari, que agora considera colocar o 499P à disposição de clientes
Foto: Ferrari Hypercar

Nos primeiros meses de 2023, quando iniciou seu programa no FIA WEC, a Ferrari deixou claro que não tinha intenção de oferecer o Hypercar 499P para equipes de clientes, como fez a Porsche de forma brilhante até aqui. Segundo os italianos, dificuldades técnicas e de produção dificultariam um programa deste tipo em um curto prazo. 

Porém, o jogo parece ter virado. Durante o Finali Mondiali 2023, realizado no último final de semana no circuito de Mugello, Antonello Coletta, chefe da Ferrari Endurance e do programa Corse Clienti, revelou os planos de ter um programa do 499P para potenciais clientes. 

“Considerámos a possibilidade depois de Le Mans e embora a nossa concentração principal esteja em melhores desempenhos e mais vitórias no FIA WEC”, disse ele, “Agora nos sentimos prontos para dizer que seríamos capazes de apoiar, com o pacote técnico necessário, um programa para um terceiro carro”, explicou. 

O interesse de ter um terceiro carro veio no mesmo dia do lançamento da Ferrari 499P Modificata, um Hypercar baseado no modelo de competição que será vendido para eventos fechados de track day. O discurso do fabricante italiano sempre foi que fazer mais carros era caro e que dependeria do sucesso da equipe oficial. 

O sucesso veio, com a vitória nas 24 Horas de Le Mans no seu ano de estreia. Agora, parece que vários clientes querem comprar os carros italianos. De acordo com fontes ouvidas pelo site Daily Sports Car, o terceiro carro será mesmo para terceiros. Além disso, o futuro comprador terá suporte total da fábrica.

Ferrari nas 24 Horas de Daytona?

Questionado sobre uma eventual participação nas 24 Horas de Daytona, Coletta desconversou. Pelo menos em 2024 não teremos a Ferrari na classe GTP da IMSA. Para finalizar, não houve durante a coletiva de imprensa eventuais clientes para o terceiro 499P. 

Inicialmente, se especulou o nome da Risi Competizione. Porém, nos últimos tempos o nome de Richard Mille apareceu com força como potencial cliente. Além de comandar a comissão de Endurance da FIA, Mille tem um histórico com a equipe AF Corse (que atualmente alinha o #83 na GTE/AM) e não seria nenhuma surpresa que esses nomes não estejam nas primeiras linhas da lista de possíveis clientes. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade