PUBLICIDADE

WEC: Ferrari fará alterações em seu Hypercar durante a temporada 2024

Ferrari não decidiu onde atualizará o 499P para o FIA WEC. Time anuncia renovação de Nielsen e deve manter trios para 2024

10 nov 2023 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários
Ferrari em ação em Fuji: time ainda não decidiu se usará melhorias previstas em regulamento
Ferrari em ação em Fuji: time ainda não decidiu se usará melhorias previstas em regulamento
Foto: FIA WEC / FocusPackMedia - Harry Parvin

Após vencer as 24 Horas de Le Mans e ser a maior adversária da Toyota no Mundial de Endurance, a Ferrari atualizará o 499P durante a próxima temporada do WEC. O fabricante italiano, que terminou em segundo lugar na classe Hypercar, ainda não decidiu se utilizará uma das cinco atualizações “coringa” que tem direito. 

Além disso, a Ferrari ainda testará em parceria com a Porsche no final do mês de novembro no circuito do Catar, que receberá a primeira etapa do WEC no próximo ano. Outros testes também estão agendados pela AF Corse, equipe que dá suporte técnico a equipe no WEC. 

“Sim, sempre há planos para atualizar o carro”, disse o o Chefe de Endurance da Ferrari, Ferdinando Cannizzo ao Sportscar365. “Precisamos entender como escalonar essas atualizações e qual a melhor forma de fazê-las. Nosso foco inicial é apenas remover quaisquer riscos ou problemas de confiabilidade que possamos enfrentar, embora até agora tenhamos conseguido administrar o carro muito bem”. 

Essa confiabilidade contrasta com a falta de velocidade, como foi visto durante a etapa do Bahrein. Na corrida, nenhum dos carros italianos chegou a ameaçar a Toyota.  

“Do lado do desempenho, penso que este ano foi muito útil para recolher estes dados”, explica. “Agora, vamos digerir tudo de forma que possamos agrupar todas as modificações que gostaríamos de fazer e espalhar para a próxima temporada ou ano que vem”.

Ferrari na busca por melhorias em diversos pontos

Aliás, Cannizzo não especificou qual parte do Hypercar será aperfeiçoada. “Ainda estamos na fase de entender o que é mais importante a fazer olhando primeiro o impacto no desempenho”, explicou.

Quando questionado se as atualizações poderiam ser implementadas após a abertura da temporada no Catar, como fará a Peugeot, Canizzo afirma que “potencialmente, sim. Realmente, de uma forma muito aberta, ainda não está decidido. Veremos”, acrescentou.

Antonello Colleta, chefe global do Endurance, complementou a fala de Canizzo dizendo que a Ferrai deve esperar até janeiro para decidir se usará as atualizações que tem direito ou não.

Mesmos pilotos para o próximo ano 

Sobre pilotos, a Ferrari anunciou nesta quinta (9) a renovação de Nicklas Nielsen, sem anunciar o prazo de duração. Quando perguntado no Bahrein sobre como será a formação do time para 2024, Antonello Colleta apontou para uma continuidade na formação.

Antonello Colleta e Nicklas Nielsen : dinamarquês segue com a Ferrari
Antonello Colleta e Nicklas Nielsen : dinamarquês segue com a Ferrari
Foto: Scuderia Ferrari

“A minha ideia, e a ideia da nossa gestão, é confirmar a nossa escalação”, disse ele. “É normal em todas as equipes que existam acordos que precisam ser renovados, mas a nossa ideia é confirmar os pilotos porque estamos muito felizes com a nossa escalação.

“Mas de qualquer forma, vi que nas outras equipes os erros dos pilotos foram mais consistentes do que na escalação da Ferrari. Neste sentido, estou muito feliz com os nossos pilotos”. 

“Se confirmarmos nossos pilotos, será com a mesma escalação.”

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade