WEC: Alpine satisfeita com testes do A424 na Espanha
Alpine faz nova sessão de treinos visando a temporada 2024 do FIA WEC. Tendo André Negrão ao volante, time fica satisfeito com a evolução
Desde o anúncio do seu programa Hypercar, a Alpine vem trabalhando duro para estar à altura do seu nome no Endurance. Na última semana, o time francês trabalhou 3 dias em Jerez de La Frontera com o A424, totalizando mais de 1200 quilômetros percorridos.
Os franceses têm procurado trabalhar bastante para achar os melhores acertos para o A424. Esta sessão, que contou com a presença dos pilotos Charles Milesi, André Negrão, Nicolas Lapierre e Mick Schumacher, foi realizada com condições de tempo bem diversas.
Se por um lado, o time é forçado a adaptar a programação original, a Alpine tem condições de entender melhor o carro antes de buscar sua homologação final junto à FIA/ACO. O foco foi otimizar o funcionamento dos sistemas eletrônicos, incluindo a parte híbrida e o diferencial, além de entender o funcionamento dos pneus Michelin no piso molhado.
Até aqui, o discurso oficial tem sido bem positivo. Phillipe Sinault, chefe de equipe, saiu satisfeito desta sessão de treinos. “Embora as condições climáticas estivessem mudando a todo momento, encontramos janelas para otimizar o tempo de pista e seguir melhorando o carro”.
“Fizemos progressos significativos, especialmente na aerodinâmica, sistemas eletrônicos e de iluminação para as sequencias de voltas noturnas. Estes testes são cruciais para as equipes, que tem que aprender a trabalhar juntos e pudemos colocar algo mais em ação nestes dias de tempo tão louco”, disse Sinault.
Pilotos e técnicos também elogiam
Para esta sessão, a Alpine seguiu com o piloto de testes Nicolas Lapierre e trouxe Chales Milesi e André Negrão. Mick Schumacher teve sua chance de andar na última terça, fazendo várias voltas para se acostumar ao carro e a dinâmica do Endurance (falamos nisso aqui).
“Os Hypercars são muito potentes e robustos, o que exige adaptar nosso estilo de dirigir”, disse Nicolas Lapierre. “Temos várias áreas para nos focar, especialmente a reação dos pneus e o sistema de recuperação de energia. Estes dois fatores tem uma grande influência no equilíbrio do carro e precisamos de tempo para entender e dominá-los. Então poderemos homologar o carro com uma boa janela de desempenho”.
Uma coisa que não passou batida foi que o Alpine A424, desenvolvido e construído pela ORECA, passou a usar o azul metálico característico da marca. O Diretor de Projeto Antony Villain fez questão de deixar claro que o azul ressaltou todas as linhas e curvas do A424, dando “certa sensualidade”. Porém, deixou claro que, mesmo sendo agradável aos olhos, passando pelas lanternas traseiras com o logotipo da Alpine, não se pode perder o objetivo final que é a competitividade na pista.
A Alpine programa ainda fazer mais duas baterias de testes este ano: uma em Aragón (Espanha) no meio de novembro, incluindo sequência noturna de voltas, e fechar o ano em Portimão (Portugal) entre 11 e 13 de dezembro.