Toyota inicia testes do GR010 Evo visando Le Mans 2026
Shakedown do hypercar atualizado começou em 8 de outubro em Paul Ricard, com foco na vitória na próxima temporada
A Toyota Gazoo Racing deu início aos testes do GR010 Evo, versão atualizada de seu hypercar para o WEC, com um shakedown realizado ontem, 8 de outubro, no circuito de Paul Ricard. O cronograma inclui dois dias de atividades, marcando a primeira vez que o carro com o novo pacote aerodinâmico foi levado à pista. O objetivo principal é preparar o veículo para a temporada 2026, com destaque para a busca pela vitória nas 24 Horas de Le Mans.
Kazuki Nakajima, Vice-Chairman da Toyota Gazoo Racing Europe, informou que a atualização do GR010 Hybrid começou a ser planejada no último ano, mas sua implementação foi adiada devido à transição do túnel de vento para homologação, agora realizado na Windshear, nos Estados Unidos. “Estamos trabalhando para introduzir uma atualização para o próximo ano.”, afirmou Nakajima. Ele destacou que a decisão de não alterar o carro em 2025 foi estratégica, e que os resultados de Le Mans deste ano impulsionaram novos desenvolvimentos para elevar o desempenho do carro.
O GR010 Evo incorpora mudanças visuais que alinham o hypercar ao design de modelos de rua recentes da Toyota, como o Crown, o Prius e o futuro RAV4, conforme indicado em imagens divulgadas pela marca. Desde a estreia do GR010 em 2021, sob as regras de hipercarros do WEC, a Toyota já realizou ajustes significativos. Em 2022, a equipe modificou o tamanho das rodas para se adequar às evoluções do regulamento, mudança que, segundo o então diretor técnico Pascal Vasselon, não consumiu um dos cinco “evo jokers” de homologação disponíveis. Em 2023, uma revisão mais ampla foi implementada, especulada como a segunda homologação da Toyota, embora a empresa nunca tenha confirmado oficialmente quantos jokers foram utilizados.
A equipe japonesa mantém um trabalho integrado, com o objetivo claro de vencer Le Mans em 2026. “Como equipe, estamos trabalhando juntos e avançando com a intenção absoluta de ganhar em Le Mans no próximo ano”, declarou Nakajima. Os testes em Paul Ricard são o primeiro passo para validar as melhorias aerodinâmicas e de desempenho, com foco em manter a competitividade da Toyota no cenário mundial de endurance. O GR010 Evo será crucial para a estratégia da marca, que busca recuperar o domínio em uma das corridas mais prestigiadas do automobilismo mundial.