Stock Car: Cesar Ramos garante a pole na volta da categoria ao Circuito dos Cristais
Classificação em Curvelo tem bandeiras vermelhas, surpresas e consagra Cesar Ramos com a pole histórica da Toyota na Stock Car 2025
A classificação da quinta etapa Stock Car foi realizada neste sábado (16) no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), e marcou uma pole position histórica para Cesar Ramos.
O Q1 começou com os pilotos do grupo 1 rapidamente indo à pista. Felipe Massa e Átila Abreu se alternaram na liderança até que, faltando pouco mais de um minuto para o fim, Cacá Bueno escapou para a grama, provocando bandeira vermelha. Após a paralisação, parte do grid voltou para tentar melhorar os tempos, mas Massa, Abreu e Lucas Foresti optaram por permanecer nos boxes, garantindo a vaga no Q2. Do grupo, avançaram Abreu, Cesar Ramos, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Massa, Foresti, Gaetano di Mauro, Bueno, Arthur Leist e Gianluca Petecof.
No Q2, as condições climáticas em Curvelo ajudaram os pilotos no aquecimento dos pneus. Nelson Piquet Jr. chegou a assumir a ponta, seguido por Rafael Reis e Guilherme Salas, mas uma nova bandeira vermelha interrompeu a sessão. Rubens Barrichello enfrentou problemas no chassi e só conseguiu completar uma volta, sem chances de avançar. Felipe Baptista brilhou e liderou a tabela, com Enzo Elias, Fraga, Suzuki, Campos, Massa, Ramos e Casagrande completando os oito classificados ao Q3.
No Q3, Cesar Ramos brilhou. Após passar em sétimo no Q2, o gaúcho da Ipiranga Racing encaixou a chamada “volta da vida”, com o tempo de 1min20s571 e conquistando a quinta pole da carreira, a primeira da Toyota na nova era dos SUVs. Felipe Fraga, ficou em segundo com 1min20s738, seguido por Julio Campos e Enzo Elias. Atual campeão, Gabriel Casagrande largará em quinto, à frente de Baptista. Massa e Suzuki formam a quarta fila, enquanto Thiago Camilo, companheiro de Ramos, parte da nona posição ao lado de Foresti. Gaetano di Mauro, líder do campeonato, garantiu a 12ª posição, o que o coloca na pole da sprint deste sábado, às 14h40, alinhando ao lado do vice-líder Guilherme Salas.
Após garantir a pole, Ramos celebrou emocionado:
“Foi a minha volta da vida. No Q1 foi tenso, no Q2 passei em sétimo e achei que não estávamos tão fortes, mas conseguimos encaixar tudo no final. Foi incrível, quase perfeita. Estou muito feliz, nossa equipe vem crescendo no campeonato e a Toyota tem evoluído a cada dia. Largar na frente é fundamental para seguirmos nessa boa fase.”