MotoGP: Marco Bezzecchi brilha, quebra recorde e lidera treino classificatório na Austrália
Bezzecchi quebra o recorde histórico de Phillip Island e garante uma dobradinha da Aprilia em classificatório
Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) foi o grande nome da sexta-feira (17) em Phillip Island. O italiano bateu o recorde da pista com uma volta espetacular em 1min26s492, garantindo o melhor tempo do dia e liderando o treino classificatório do GP da Austrália de MotoGP. O domínio da Aprilia foi completo, com Raúl Fernández (Trackhouse MotoGP Team) em segundo lugar e Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) fechando o top-3.
A decepção do classificatório ficou por conta de Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP), vencedor da etapa anterior, que terminou em 11º e precisará disputar o Q1 neste sábado.
Como foi o treino?
A sessão de treinos começou com problemas para o atual campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que precisou trocar de moto logo nos primeiros minutos após sentir algo errado em sua Ducati número 1. Com a segunda moto, o italiano se adaptou melhor e subiu para o top-5.
O início foi liderado por Bezzecchi e Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing), até que Di Giannantonio assumiu a ponta com 1min27s483, restando pouco mais de 35 minutos para o fim. Minutos depois, Acosta sofreu uma leve queda na curva 4, mas retornou à pista sem maiores danos.
O dono da casa, Jack Miller que liderou o treino livre ontem, chegou a empolgar o público ao colocar sua Yamaha da Prima Pramac em segundo lugar e, logo depois, assumir a liderança, superando Di Giannantonio por apenas 0s023. Mas a festa durou pouco: Bezzecchi respondeu com autoridade, virando 1min27s099 e, em seguida, 1min26s580, um novo recorde absoluto do circuito, 0s666 mais rápido que a antiga marca.
Domínio da Aprilia
Nos minutos finais, Fabio Quartararo (“El Diablo”) colocou a Yamaha em segundo lugar, seguido pelo companheiro Alex Rins, enquanto Fernández aparecia em quarto. Bagnaia ainda lutava para entrar no top-10 e conseguiu apenas na reta final, com 1min27s132, que lhe garantiu provisoriamente o oitavo lugar.
Quando o cronômetro zerava, Bezzecchi ainda encontrou tempo para melhorar novamente, registrando o histórico 1min26s492, ampliando sua vantagem para mais de quatro décimos. Logo depois, Raúl Fernández completou a festa da Aprilia ao garantir o segundo posto, a apenas três décimos do líder.
A tentativa final de Aldeguer por um lugar direto no Q2 terminou frustrada: ficou a 0s005 de Acosta, em 11º lugar.
Top 10 – Sexta-feira em Phillip Island
Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1min26s492
Raúl Fernández (Trackhouse MotoGP) – +0s307
Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) – +0s413
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
Álex Márquez (Gresini Ducati)
Alex Rins (Monster Energy Yamaha)
Luca Marini (Honda HRC Castrol)
Pol Espargaró (Red Bull KTM Tech3)
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo)
Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory)
A MotoGP retorna na noite desta sexta-feira às 20h50 para a classificação. A atividade terá transmissão do Disney+ e Espn4.