MotoGP: Bagnaia vence a Sprint e Álex Márquez confirma vice
Em um ano de altos e baixos para o bicampeão da categoria, o italiano volta a vencer em Sepang
A Corrida Sprint da MotoGP aconteceu na madrugada deste sábado (25) e teve Francesco Bagnaia como vencedor. Em um ano conturbado para o piloto da Ducati, o italiano volta a mostrar a força e dominância da equipe de fábrica. Com a penalidade de Fermín Aldeguer após a corrida, Álex Márquez e Pedro Acosta completaram o pódio.
Bagnaia partiu forte da pole e manteve a liderança já na primeira curva. Acosta, mais uma vez agressivo na largada, pulou para terceiro logo nos primeiros metros, enquanto Franco Morbidelli, que havia perdido posições, recuperou terreno e fechou a primeira volta em quarto. Fabio Quartararo também protagonizou bons duelos com o piloto da VR46, mostrando ritmo consistente nas voltas iniciais.
Joan Mir e Aldeguer proporcionaram um início de corrida animado, trocando posições em um ritmo intenso. No fim da primeira volta, Mir já aparecia em quarto, com bom desempenho, até que uma saída de pista na curva 9, na terceira volta, encerrou suas chances de pódio. A partir daí, a disputa passou a ser entre Acosta e Aldeguer pela terceira posição.
O jovem espanhol da Gresini vinha mais rápido que o rival da KTM e, com três voltas para o fim, conseguiu a ultrapassagem na curva 9, subindo para o pódio, entretanto, após a corrida, o #54 foi punido devido à pressão de pneus e regressou para a sétima posição.
Enquanto isso, o sábado da Honda terminou com frustração. Luca Marini sofreu uma queda após tentar uma manobra por dentro de Pol Espargaró na curva 14. A tentativa falhou e acabou tirando os dois pilotos da disputa pelos pontos.
Na frente, Bagnaia seguia inalcançável. O italiano cruzou a linha com uma corrida impecável do início ao fim, enquanto Alex Márquez garantiu a segunda posição e, com ela, o vice-campeonato de 2025. Mesmo com a punição, o terceiro lugar de Aldeguer confirmou o título de melhor estreante da temporada e consolidou a força da Gresini neste final de ano.
Pedro Acosta herdou o terceiro lugar após a penalidade de Aldeguer terminando à frente de Morbidelli e Quartararo, que completaram o top 5. Marco Bezzecchi foi o melhor piloto da Aprilia, chegando em sexto e empatando em pontos com Bagnaia na disputa pelo terceiro lugar geral no campeonato. Aldeguer, com a penalidade, caiu para sétimo, seguido por Johann Zarco e Enea Bastianini, que fecharam a zona de pontuação da Sprint.
A corrida principal da MotoGP acontece na madrugada deste domingo (26), às 04h do horário de Brasília, com transmissão da ESPN 4/Disney+.