PUBLICIDADE

Gibbs vence prova da Xfinity em Road America marcada por big-one. Paludo abandona no fim

13º vencedor diferente em 13 provas da Nascar Xfinity Series em Road America, Ty Gibbs superou Kyle Larson de maneira emocionante na prorrogação. Brasileiro Miguel Paludo teve bom ritmo, mas foi forçado a abandonar devido a danos por acidente

4 jul 2022 - 09h28
Compartilhar
Exibir comentários
Ty Gibbs: vitória em Road America pela Nascar Xfinity Series
Ty Gibbs: vitória em Road America pela Nascar Xfinity Series
Foto: Nascar / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022: QUE CORRIDA! TUDO SOBRE A VITÓRIA DE CARLOS SAINZ NA INGLATERRA | Briefing

Foi com doses de emoção que Ty Gibbs venceu a etapa da Nascar Xfinity Series em Road America, no último sábado. O #54 ultrapassou Kyle Larson na última volta da prorrogação e conquistou seu quarto triunfo na temporada de 2022 da categoria americana.

A prova teve direito a 'big-one'. No início do estágio final da etapa, Sage Karam e Noah Gragson se enrolaram nas curvas de Road America, com a frustração eventualmente fervendo e ultrapassando os limites. Descendo uma reta, Gragson intencionalmente virou o volante à direita, no lado esquerdo de Karam, provocando um enorme engavetamento que deixou muitos pilotos às cegas, graças a uma tempestade de poeira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mais de meia dúzia de carros sofreram danos visíveis e o carro de Karam teve que ser removido da pista pelo reboque. Gragson conseguiu continuar e terminou a disputa em oitavo.

Comemoração de Gibbs (Foto: Nascar)

Com o resultado, Gibbs venceu sua oitava prova da Xfinity Series em 34 largadas. Este, no entanto, foi o primeiro triunfo do #54 em Road America na carreira. Josh Berry completou o top-3, enquanto Austin Hill, Brandon Jones, Aj Allmendinger, Riley Herbst, Noah Gragson, Jeremy Clements e Ryan Seig fecharam a lista dos 10 primeiros.

Tal lista tinha tudo para contar com Miguel Paludo. Assim como em 2021, o brasileiro assinou com a JR Motorsports para disputar três etapas da Xfinity Series na atual temporada - Road America foi a segunda prevista em contrato. Partindo da 25ª colocação, a estratégia do piloto era de escalar o pelotão nos dois primeiros segmentos, de 10 voltas cada, e partir para o ataque no fim.

Por 40 voltas, deu certo. Quando voltou de seu terceiro e último pit-stop da prova, de tanque cheio e quatro pneus novos, Paludo estava em 12º. Rapidamente voltou ao oitavo lugar, mas uma disputa imediatamente à sua frente deixou atravessado na pista o carro #18, sem espaço para o brasileiro desviar. Com danos severos no capô de seu Camaro, o piloto foi forçado a abandonar.

Brasileiro do carro 88 teve que deixar disputa em Road America (Foto: HHP/HAROLD HINSON/Divulgação)

"O fim de semana foi muito bom e o ritmo de corrida foi satisfatório. O Noah (Gragson) e o (AJ) Allmendinger, que são dois caras muito rápidos, estavam atrás de mim e não conseguiram me passar e eu consegui passar dois competidores muito rápidos, o que nos deixou com ritmo de terminar entre a sexto ou a sétima colocação. Consegui poupar bem os pneus, uma característica minha e senti que conseguia recuperar bem", disse Paludo.

"Passei o primeiro acidente (big-one) no susto, mas no segundo não tinha o que fazer e isso acabou com o dia. Segundo os cálculos do time era para retornar em sétimo e conquistar um top-10 certo, com chances do top-5. Estava virando tempo de quali no fim da prova com o pneu usado. O ritmo que faltou nos treinos pela adaptação ao carro e especialmente às freadas nós conseguimos na prova. Mas infelizmente acabou com um acidente de corrida que fugiu do controle. A próxima etapa é em menos de um mês e estou empolgado", completou o brasileiro, que retorna a Xfinity Series da Nascar no circuito misto de Indianápolis, em 30 de julho.

CONTRATO SEM CATEGORIA MOSTRA QUE ROSENQVIST É PLANO B DA MCLAREN NA INDY

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade