Vietnã recebe proposta para ter autódromo e pode ingressar na F1
14 dez2010 - 09h37
(atualizado às 09h50)
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O Vietnã pode ser mais um país asiático a sediar uma corrida de Fórmula 1 nos próximos anos. Aproveitando a expansão da competição no continente, Hans Geist, diretor do novo autódromo de Moscou, apresentou um projeto de construção de um novo circuito ao governo vietnamita.
O autódromo custaria em torno de US$ 150 milhões (cerca de R$ 255 milhões) e seria construído perto da baía de Nha Trang, na província central de Khanh Hoa, segundo o diário vietnamita Saigon Money.
"A economia dinâmica do Vietnã e o potencial do turismo são boas razões para construir o circuito aqui", disse Hans Geist.
O diretor disse ainda que não sabe quando a proposta será aprovada, mas afirmou que a construção levaria três anos. "A Fórmula 1 vai garantir negócios e reconhecimento internacional para o Vietnã. Isso certamente vai estimular a economia, turismo e infra-estrutura", encerrou.
Na largada, Alonso perdeu o terceiro lugar para o inglês Jenson Button, da McLaren
Ferrari: Fernando Alonso e Felipe Massa já têm contrato por mais duas temporadas. A saída do brasileiro apareceu nos rumores da imprensa europeia em razão de um suposto interesse da escuderia italiana pelo polonês Robert Kubica, da Renault, mas Massa está confirmado na equipe de Maranello.
Foto: Getty Images
Force India: a escuderia ainda não definiu nada para o próximo ano, mas uma das metas é tentar evitar o assédio ao alemão Adrian Sutil. Por sua vez, o italiano Vitantonio Liuzzi pode ser substituído pelo indiano Karun Chandhok. Em entrevista recente, o alemão Nico Hulkenberg admitiu que negocia com a escuderia. Até mesmo o brasileiro Bruno Senna surge como possibilidade para a equipe.
Foto: Getty Images
Hispania: a principal meta da escuderia é se manter no grid em 2011. Sem a Toyota, a situação financeira da equipe ficou crítica. O brasileiro Bruno Senna tem grandes chances de não ser mantido, enquanto o japonês Sakon Yamamoto precisará desembolsar alguns milhões para ser um dos representantes do time.
Foto: Getty Images
Lotus: enquanto disputa o nome "Lotus" com a Renault, a equipe já tem seus pilotos definidos: o finlandês Heikki Kovalainen e o italiano Jarno Trulli estão confirmados para a temporada 2011.
Foto: Getty Images
McLaren: com a dupla dos sonhos da torcida britânica, a escuderia já tem sob contrato Lewis Hamilton (campeão em 2008) e Jenson Button (campeão em 2009) para o próximo ano. No entanto, o time já estaria negociando com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, para 2012.
Foto: Getty Images
Mercedes: os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg estão contratados para 2011. No entanto, o heptacampeão estaria decepcionado com o desempenho desde que decidiu retornar à F1 e poderia se aposentar novamente. Caso isso se concretize, o favorito seria Adrian Sutil, da Force India.
Foto: Getty Images
Red Bull: Sebastian Vettel e Mark Webber já assinaram para 2011. No entanto, a escuderia já corre para tentar renovar com o alemão. Por sua vez, Webber deve ficar apenas por mais uma temporada e depois analisar se permanece ou não na F1.
Foto: Getty Images
Renault: Depois de certo mistério, a Renault confirmou seus dois pilotos para 2011. E será a mesma dupla da temporada passada, com o polonês Robert Kubica, que chegou a ser especulado na Ferrari, e Vitaly Petrov, que recebeu uma nova chance após um ano irregular
Foto: Getty Images
Sauber: a escuderia suíça renovou com o japonês Kamui Kobayashi para 2011 e substituiu o alemão Nick Heidfeld pelo mexicano Sergio Perez, vice-campeão da GP2.
Foto: Getty Images
Toro Rosso: a equipe B da Red Bull já anunciou as renovações do espanhol Jaime Arguersuari e do suíço Sebastien Buemi.
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Virgin: o alemão Timo Glock teve o contrato renovado, enquanto o brasileiro Lucas di Grassi perdeu sua vaga: o belga Jérôme D'Ambrosio é o novo piloto da equipe
Foto: Getty Images
Williams: o brasileiro Rubens Barrichello acertou sua permanência pouco após o término da temporada. Ele terá como companheiro o venezuelano Pastor Maldonado, que substitui o alemão Nico Hulkenberg.