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Sem Alfa e ainda sem Audi: esta será a Sauber na F1 2024

Mesmo com o final do acordo com a Alfa Romeo, Audi não irá colocar sua marca na F1 por enquanto. Preparação segue mesmo com boatos

24 nov 2023 - 12h38
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Projeção da marca da Audi em um F1. Ainda não será em 2024
Projeção da marca da Audi em um F1. Ainda não será em 2024
Foto: Audi MediaCenter

Acostumada com vitórias no Endurance, a Audi resolveu dar mais um passo para limpar sua imagem após o escândalo do Diesel Gate ao comprar a equipe Sauber para entrar na F1. A Porsche até chegou a manter conversas com a Red Bull para o mesmo caminho, mas pulou fora quando percebeu que não teria controle da operação.

A Porsche decidiu seguir investindo no Endurance e na Fórmula E, enquanto a Audi se arriscou por caminhos obscuros. O acordo da Sauber com a Alfa Romeo, que patrocina os suíços, termina no final desta temporada justamente pela entrada dos alemães como controladores do time. Como é esperado no automobilismo, principalmente na F1, onde a sanha pela busca de novos fabricantes é diária, havia a dúvida se a marca das quatro argolas apareceria já na categoria em 2024. Só que não. 

Embora já faça parte da estrutura acionária da equipe, foi a Audi que optou por não pôr o seu nome antes do tempo nos carros da Sauber, segundo informações do site Autosport.com. Seria um presságio? A Sauber deixou claro que a escolha foi feita pelo fabricante alemão de não ter qualquer presença pública até 2026.

Em entrevista, o chefe da equipe, Alessandro Alunni Bravi, disse: “Não. A Audi entrará em 2026. “Comercialmente falando, é importante ter um grande impacto em 2026, para não diluir o envolvimento da Audi com a equipe. Então, continuaremos como Sauber, com base na herança do grupo.”

Ano novo, nome quase novo

Com a saída da Alfa Romeo como patrocinadora principal, o nome Sauber deverá aparecer na F1 após 5 temporadas (a última foi 2018). De acordo com Alunni Bravi. O novo nome oficial deverá aparecer logo após o anúncio da FIA sobre as inscrições para 2024, que deve acontecer no início dezembro.

Mas o dirigente acrescentou que não devem ter grandes surpresas: “Já planejamos o próximo passo. E claro, assinamos esse parceiro titular já no início de 2022 para as próximas duas temporadas”, explicou. Trata-se da Stake, empresa com atuação em diversos campos, incluindo cassino virtual e apostas esportivas.

Como o ecossistema da F1 é volátil e a Audi sempre esteve ligada ao Endurance, especula-se que o acordo com a Sauber não vingará. Esses rumores foram desencadeados pela saída do ex-CEO da Audi, Markus Duesmann, que aprovou o plano original da F1, e pelo fato de seu sucessor, Gernot Dollner, não ter dito nada sobre o projeto e seus pensamentos sobre ele no futuro.

Mesmo a Sauber garantindo que tudo está conforme o planejado, a semente da desconfiança foi plantada. Alunni Bravo fez questão de confirmar que a Audi está comprometida, que o trabalho na Alemanha em relação aos motores segue a pleno vapor e que se trata de uma decisão de empresa, não de pessoas. Em último caso, o WEC está de portas abertas para o fabricante das quatro argolas. 

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