PUBLICIDADE

Raikkonen revela aposentadoria da F1 ao fim desta temporada

Campeão do mundo em 2007, veterano piloto finlandês de 41 anos, da Alfa Romeu, confirma adeus à categoria ao término do campeonato deste ano

1 set 2021 - 14h05
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
A passagem de Kimi Raikkonen pela Fórmula 1 está chegando ao fim. O finlandês de 41 anos, campeão do mundo de 2007, anunciou nesta quarta-feira que a temporada 2021 será a sua última no grid da categoria na qual competiu por 19 anos.
Kimi Raikkonen decidiu deixar a Fórmula 1 ao final desta temporada
Kimi Raikkonen decidiu deixar a Fórmula 1 ao final desta temporada
Foto: Alfa Romeo / Grande Prêmio

A decisão de Räikkönen não chega a surpreender. O finlandês, que sempre defendeu que só permaneceria na Fórmula 1 enquanto se divertisse, passou a competir no fim do grid pela fraca Alfa Romeo. Ao mesmo tempo, a equipe recebe currículos de uma série de pilotos interessantes, como Valtteri Bottas, Callum Ilott e até mesmo Nyck de Vries. "É isso. Será minha última temporada na Fórmula 1", escreveu Kimi no Instagram.

"É uma decisão que tomei ao longo do inverno (europeu). Não foi uma decisão fácil, mas depois desta temporada será hora para novas coisas. Ainda que a temporada ainda esteja em curso, quero agradecer minha família, todas as minhas equipes, todos os envolvidos em minha carreira e, especialmente, vocês, ótimos fãs, que torceram por mim o tempo todo. A F1 pode acabar para mim, mas há muito mais na vida que quero viver e desfrutar. Vejo vocês por aí depois de tudo isso", justificou o veterano em sua rede social.

Prestes a se aposentar da Fórmula 1, Raikkonen contabiliza, além de um título na elite máxima do automobilismo, 21 vitórias, 103 pódios, 18 poles e 45 voltas mais rápidas. O total de GPs disputados por ele na categoria ainda depende da versão final do calendário da F1 para 2021, mas a sua marca deverá ultrapassar a de 350 corridas realizadas.

Nesta temporada, pilotando pela modesta Alfa Romeo, o finlandês somou apenas dois pontos até aqui e ocupa a 17ª posição no Mundial, à frente apenas do seu companheiro de equipe, o italiano Antonio Giovanizzi, que contabiliza um ponto, e da dupla da Haas formada pelo alemão Mick Schumacher e do russo Nikita Mazepin, ambos ainda sem pontuar pela nanica Haas.  

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade