PUBLICIDADE

Pela primeira vez, jovem Piastri vence corrida sprint na F1

Oscar Piastri larga da primeira posição, perde liderança, mas a recupera e vence pela primeira vez. Verstappen, 2º, confirma título

7 out 2023 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários
Oscar Piastri, o vencedor da corrida sprint no Catar
Oscar Piastri, o vencedor da corrida sprint no Catar
Foto: Twitter

Oscar Piastri. Anote esse nome. O jovem australiano da McLaren, de apenas 22 anos, faz sua temporada de estreia na Fórmula 1 e já começa a brilhar, como fez em todas as categorias pelas quais passou na base.

Depois de cravar a volta mais rápida no sprint shoot-out (a classificação para a corrida sprint) e largar da 1ª posição, ele sacramentou sua primeira vitória na Fórmula 1. George Russell chegou a tomar a liderança nos estágios iniciais da corrida, mas Piastri retomou a posição e não a perdeu mais.

A corrida sprint foi marcada pela alta degradação dos pneus macios e por três safety cars, recorde em corridas curtas da F1.

O 2º lugar ficou com Max Verstappen, que, com o resultado, confirmou seu terceiro título mundial consecutivo. O 3º lugar ficou com Lando Norris, que fez boa recuperação na parte final da prova. Depois, a dupla da Mercedes, com Russell e Hamilton. A Ferrari, sofrendo com pneus macios, terminou com Sainz em 6º e Leclerc em 7º. Alex Albon levou o ponto final, com o 8º lugar.

Confira no detalhe como foi a corrida sprint da F1, volta a volta.

LARGADA – Piastri larga bem da pole e se segura à frente. Logo atrás, uma briga envolvendo Norris, Russell, Sainz, Leclerc e Verstappen. O líder do campeonato recolheu para evitar o toque e perdeu algumas posições. A ordem após a primeira sequência de curvas era de Piastri, Russell, Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, Alonso, Ocon, Hulkenberg e Perez.

Mais atrás, Lawson escorregou e foi parar na bruta, provocando um safety car.

RELARGADA – Volta 03/19 – Russell partiu para cima de Piastri e superou o australiano, tomando a liderança para si. Mais atrás, Alonso passou a outra McLaren, de Norris, mas logo foi superado pelo britânico e por Ocon.

A largada da sprint F1 no Catar
A largada da sprint F1 no Catar
Foto: F1 / Reprodução

Assim como Lawson, Sargeant também perdeu o controle do carro e atolou na brita. Safety car novamente.

SEGUNDA RELARGADA – 07/19 – Russell abriu, enquanto Sainz partiu para o ataque sobre Piastri, mas o novato se defendeu bem e manteve o 2º lugar. Alonso retomou a 7ª posição de Ocon.

07/19 – Os pneus começam a se mostrar mais rápidos, com Piastri fazendo a melhor volta. Nessa mesma lógica, Verstappen supera Leclerc e é 4º. Mais atrás, Perez passa Gasly e chega ao 10º posto.

09/19 – Verstappen despacha Leclerc e chega ao 3º lugar.

11/19 – Piastri passa Russell e reassume a liderança. Norris não toma conhecimento de Leclerc, de pneus macios, e o ultrapassa por fora. Hulkenberg, Ocon e Hulkenberg se embolam e batem. Novamente, safety car.

TERCEIRA RELARGADA - 15/19 – Piastri mantém a ponta. As duas Ferraris andam juntas, após Leclerc se valer de fechada de Sainz sobre Leclerc e retomar o 5º lugar. Gasly passa Hamilton.

16/19 – Contrariando orientação da equipe, Verstappen ataca Russell, passa e vai à caça de Piastri.

17/19 – Norris dá o troco em Leclerc, e em poucas curvas supera também Sainz, chegado ao 4º lugar. Hamilton supera Gasly e vira 8º.

18/19 – Hamilton passa Alonso e cola nas Ferraris, que capengavam com os pneus macios. Leclerc se defende muito bem.

19/19 – Norris passa Russell por fora e chega ao 3º posto. Hamilton passa Leclerc e, pouco depois, Sainz.

Oscar Piastri vence a corrida sprint no Catar, seu primeiro triunfo na Fórmula 1. Max Verstappen, 2º, se sagra tricampeão mundial. Norris é 3º, com Russell em 4º, Hamilton em 5º, Sainz em 6º, Leclerc 7º e Albon, o 8º.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade