Ocon elogia batalha com Hamilton e critica FIA por trator no Japão: "Já perdemos amigos"
Esteban Ocon terminou o GP do Japão na quarta posição, seu melhor resultado na temporada de 2022 da Fórmula 1, e, assim como Pierre Gasly e outros pilotos, também ficou indignado com a entrada de um trator na pista em Suzuka
Esteban Ocon conquistou seu melhor resultado da temporada de 2022 da Fórmula 1 neste domingo (9) no GP do Japão. O francês aproveitou o acidente de Carlos Sainz e se defendeu de Lewis Hamilton na pista molhada em Suzuka para terminar a prova na quarta posição. Após a corrida, o piloto da Alpine elogiou a divertida disputa com o heptacampeão.
"Eu também gostei [da batalha com Lewis]. Eu estava falando com Lewis e dizendo o quanto nos divertimos, e como estávamos entediados na parte de trás. Foi bem divertido. Lewis provavelmente estava mais rápido atrás. Foi como uma corrida sprint e fiz tudo o que pude. Na 130R deve ter sido difícil de enxergar, mas foi uma boa diversão limpa, e é isso que você pode esperar com Lewis", contou Ocon após o GP do Japão.
Depois de um fim de semana decepcionante em Singapura, com os dois carros abandonando, a Alpine voltou a andar bem em Suzuka e recuperou a quarta posição na classificação do Mundial de Construtores. Para Esteban, era questão de tempo até que o time francês conseguisse mostrar esse potencial.
"Foi um fim de semana forte. Tínhamos um carro forte em todas as condições. Levou muito tempo para nós extrairmos o desempenho do carro e mostrar para todo mundo. Introduzimos a atualização em Singapura e tivemos problemas, mas tudo o que precisávamos era de um fim de semana limpo", explicou o piloto francês.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Apesar das boas disputas na pista, a cena da corrida acabou sendo a entrada de um trator na pista quando os carros ainda circulavam. Oito anos após o acidente fatal de Jules Bianchi, Ocon se juntou a Pierre Gasly, Lando Norris e Sergio Pérez nas críticas à Fórmula 1 por repetir o mesmo erro e colocar a vida dos pilotos em risco.
"Já perdemos amigos o suficiente com esses veículos no passado. Eu estava em baixa velocidade e vi. Estava em quarto e deve ter sido uma coisa muito diferente para os caras na parte de trás, com o quão ruim era a visibilidade, mas com certeza essas são coisas que não queremos ver", lamentou Esteban.
"Está claro para todos nós e para a FIA que é perigoso ter um veículo de recuperação, especialmente tão pesado, nessa posição, quando a corrida está com o safety-car e ainda estamos andando em altas velocidades. Não queremos ver isso. Será discutido em breve, provavelmente em Austin", concluiu o francês.
Com o resultado, Ocon ocupa atualmente a oitava posição no Mundial de Pilotos, com 78 pontos conquistados. A Fórmula 1 retorna agora no dia 23 de outubro, para o GP dos Estados Unidos, em Austin, no Texas.
F1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN CAMPEÃO EM VEXAME DA FIA NO JAPÃO | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.