No detalhe: como foi o GP da Inglaterra de F1
Vitória de Max Verstappen, McLaren em boa forma e Hamilton em pódio surpreendente. No detalhe, como foi a etapa de Silverstone da F1 2023
2023 pode vir a ser uma temporada injustiçada no futuro. O amplo domínio de Max Verstappen, que tira a chance de qualquer disputa pela vitória em virtualmente qualquer corrida, pode ofuscar corridas interessantes do 2º lugar para trás.
O GP da Inglaterra, em Silverstone, foi outra corrida nessa linha. Verstappen à parte, o que se viu foi uma disputa interessante entre McLaren e Mercedes – com a equipe laranja levando a melhor.
Lando Norris segurou bem a forte pressão de Lewis Hamilton e conquistou um sólido 2º lugar. O pódio de Hamilton foi até surpreendente para quem caiu de 7º para 8º após a largada. Oscar Piastri, da McLaren, também foi bem. O novato chegou a flertar com o pódio, mas se viu superado por Hamilton nos boxes. George Russell, o outro carro da Mercedes, veio em seguida.
A Ferrari poderia fazer parte dessa briga. O ritmo parecia estar ali. Mas o alto desgaste de pneus e uma estratégia (mais uma vez) estranha relegaram os dois carros vermelhos ao fim da zona de pontuação, em 9º e 10º.
Confira, no detalhe, isso tudo mais que aconteceu no GP da Inglaterra de 2023:
LARGADA – Lando Norris pulou melhor que Verstappen e assumiu a liderança. Piastri tentou, mas ficou mesmo em 3º. Hamilton escapou da primeira freada e perde duas posições caindo para 8º. Ainda na primeira volta, ao contrário do que se imaginaria, não foi Verstappen quem pressionou Norris, mas Piastri que foi para cima do campeão. Mas o piloto da Red Bull se defendeu e manteve o 2º posto.
VOLTA 02/52 – Verstappen se mantém a menos de um segundo de Norris, apenas aguardando a chance de abrir o DRS.
04/52 – Norris tem 0s5 de vantagem para Verstappen, que, por sua vez, tem a mesma vantagem sobre Piastri.
05/52 – Verstappen supera Norris e assume a liderança. O britânico tenta o troco, mas não consegue, danificando a peça de seu Haas
Perez passa Hulkenberg. O alemão resvala sua asa dianteira na roda traseira do Red Bull do mexicano.
06/52 – Russel, o único entre os 10 primeira com pneus macios, parte para o ataque sobre Leclerc. O monegasco da Ferrari se defende de maneira ferrenha e consegue manter a 5ª posição
07/52 – Hamilton conclui ultrapassagem sobre Alonso depois de algumas voltas tentando a manobra.
10/52 – Ocon recolhe o carro à garagem por problemas mecânicos em seu Alpine.
11/52 – Pilotos começam a reportar pingos de chuva. Para a meteorologia das equipes, a situação não duraria o suficiente para uma mudança de estratégia.
14/52 – Russell seguia embutido na traseira de Leclerc, mas incapaz de superar a velocidade de reta da Ferrari.
17/52 – Perez, que partiu do 16º lugar, superava Albon e entrava na zona de pontuação, no 10º posto.
19/52 – Leclerc abre a rodada de pitstops ao trocar os médios pelos duros.
25/52 – Leclerc, em estratégia diferente, passa Stroll pelo 12º lugar.
26/52 – A Ferrari chama Sainz aos boxes, também trocando pneus médios por duros. O espanhol volta à pista em 12º, logo à frente de Sargeant.
27/52 – Tranquilo na liderança, Verstappen supera a própria marca e faz outra volta mais rápida da prova, ainda com pneus médios gastos.
29/52 – Russell, ainda de macios, troca por pneus médios. Ele sai entre Leclerc e Stroll.
30/52 – Piastri, o 3º, também vai aos boxes. Assim como a Ferrari, ele vai para pneus duros. Na pista, Sainz supera Stroll e chega ao décimo lugar.
31/52 – Pneus novos, briga velha. Russel cola em Leclerc. Dessa vez, no entanto, o britânico leva a melhor e consegue tomar a posição de número 8.
Pouco depois, Piastri avança sobre Gasly, que ainda tinha pneus velhos. Gasly vai aos boxes logo após ser superado pelo jovem australiano.
32/52 – VIRTUAL SAFETY CAR - Magnussen para na reta Wellington com fogo no motor de seu Haas. Safety Car Virtual acionado. Verstappen, Norris, Hamilton e Alonso passam da entrada dos boxes. Leclerc vai para uma segunda parada, colocando médios em sua Ferrari. Albon, Bottas, Tsunoda, de Vries param.
33/52 – SAFETY CAR – A direção de prova opta por acionar o safety car real. Quem ainda não havia parado, o faz. Verstappen e Hamilton lançam mão de macios usados. A McLaren opta por duros em seus dois carros.
34/52 – Com as pit stops tumultuados, Hamilton e Alonso se deram bem: a ordem passou a ser: Verstappen (pneus macios), Norris (duros), Hamilton (macios), Piastri (duros), Russell (médios), Alonso (macios), Sainz (duros), Perez (macios), Albon (macios) e Leclerc (macios), o único com duas paradas.
37/52 – Zhou recolhe à garagem por problemas de freio.
39/52 – RELARGADA – Verstappen dispara à frente do pelotão. Hamilton pressiona Norris, mas o piloto da McLaren se defende bem e mantém à 2ª posição.
40/52 – Hamilton tenta mais uma vez, e novamente Norris se defende com sucesso.
43/52 – Perez faz bela manobra sobre Sainz e assume o 7º lugar. O espanhol da Ferrari perde embalo ao sair do traçado ideal e acaba ultrapassado também por Albon e Leclerc, caindo para o 10º posto.
44/52 – Gasly passa Sainz, mas o piloto da Ferrari retoma a 10 ª posição logo em seguida.
45/52 – Stroll toca em Gasly e fura o pneu traseiro esquerdo do carro do francês. Fim de prova para a Alpine.
46/52 – Perez supera Alonso e chega ao 6º lugar. Briga entre os pilotos que disputam o vice-campeonato.
51/52 – Alonso, Albon e Leclerc batalham pela 7º posição.
52/52 – Verstappen, inalcançável, vence o GP da Inglaterra. Norris fica em 2º, com Hamilton fechando o pódio. Piastri fica em 4º, à frente de Russell, Perez, Alonso, Albon, Leclerc e Sainz.