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No detalhe: a movimentada classificação da F1 em Silverstone

Com vários pilotos no páreo, Silverstone entregou classificação interessante. Verstappen comandou, mas McLaren é grande vencedora do dia

8 jul 2023 - 12h46
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Verstappen parte rumo a mais uma pole
Verstappen parte rumo a mais uma pole
Foto: Red Bull / Twitter

Mais uma pole de Max Verstappen significa que a classificação para o GP da Inglaterra tenha sido chata? Bom, para o olhar mais superficial, pode até ser. Mas quem parou para acompanhar no detalhe viu uma sessão bastante interessante. É bem verdade que ver o mesmo piloto na pole pela 5ª vez seguida pode não ser uma grande propaganda para o esporte, mas vale ver o outro lado da história: estamos testemunhando um gênio em ação.

De Max para trás, uma disputa apertada pelas demais posições do grid. Várias equipes se colocaram na briga, mas quem brilhou foi a McLaren. Com Lando Norris, forte desde o início do qualy, e OScar Piastri inspirados, o time laranja e cromo superou Mercedes, Ferrari, Aston Martin e até Williams e colocou seus dois carros logo atrás da Red Bull de número #1. Já Sergio Perez teve (mais) um dia para esquecer, e foi eliminado ainda no Q1.

Confira no detalhe como foi a classifação para o GP da Inglaterra de 2023:

Lando Norris brilhou na classificação para o GP da Inglaterra
Lando Norris brilhou na classificação para o GP da Inglaterra
Foto: McLaren / Twitter

Emoção no final do Q1

A chuva que caiu pela manhã já não se fazia mais presente. Mas a umidade da pista seguia. Os pilotos optaram por sair com pneus macios, após alguma hesitação. Hamilton, logo nos primeiros instantes, sentiu na pele as dificuldades do asfalto escorregadio e rodou na curva Luffield.

Conforme as condições do asfalto forma melhorando, os tempos de volta caíam. Alonso, Russell, Verstappen se revezaram na liderança da movimentada sessão. Com cinco minutos para o final, os pilotos começaram a reportar que a chuva havia voltado. A essa altura, os eliminados seriam Magnussen, Zhou, Sargeant, Bottas e Albon. Estaria chegando ao fim o conto de fadas da Williams, que sempre andara entre os primeiros nos treinos livres?

Com três minutos para o fim do Q1, o Haas de Magnussen parou no setor 3, provocando uma bandeira vermelha. Perez, então o 14º e em risco de mais uma eliminação precoce em classificações, calçou pneus novos e aguardou a liberação da pista no final do pit lane com grande antecedência. Verstappen, ao sair da garagem, fez uma barbeiragem e bateu no pit wall, tendo que ser puxado de volta à garagem para trocar o bico.

Bandeira verde com tempo justo para uma única volta de cada – de novo, já sem chuva. A pista apresentava nítida melhora. Perez, o primeiro a sair, fez o melhor tempo. O problema é que quem vinha atrás também melhorou suas marcas e, com isso, Perez desceu na tabela.

Com a classificação mudando freneticamente já com o cronômetro zerado, o mexicano da Red Bull pegou o elevador para baixo e terminou no 16º lugar. Mais uma eliminação precoce para ele, que vive em uma panela de pressão na equipe. Além dele, Tsunoda, Zhou, de Vries e Magnussen ficaram pelo caminho ainda na primeira parte da classificação. O mais rápido foi Lando Norris, com 1min28s297

Na volta de retorno aos boxes, a Alfa Romeo de Valtteri Bottas abriu o bico, encerrando a participação do finlandês na sessão.

Pista melhorando no Q2

O receio da chuva voltar seguia pairando no ar. Motivo pelo qual todos saíram dos boxes imediatamente após o sinal verde do Q2. A lógica do fim do Q1 se mantinha no início do Q2: a turma do fundão da fila pegava uma pista mais emborrachada que os primeiros. Outro fato que se repetia era a liderança de Lando Norris, dessa vez com 1min29s427. Alonso, que puxou a fila e ficou para baixo na tabela, tentou uma segunda vez e escalou do 11º para o 1º, comprovando a melhora da pista.

Charles Leclerc na classificação de Silverstone
Charles Leclerc na classificação de Silverstone
Foto: Ferrari / Twitter

A Mercedes apostou em pneus usados no início do Q2, e acabou se colocando em situação complicada. Com pneus novos, Hamilton e Russell voltaram à pista. Hamilton subiu para a liderança, apenas para ser destronado por Norris, que ditava o ritmo. O britânico marcava 1min28s042, melhor tempo do dia até então.

Com a pista cada vez melhor, a decisão ficou para após o zerar do cronômetro. Verstappen marcou 1min27s702 e ficou com o 1º lugar do Q2. Apenas o holandês e Oscar Piastri superaram a marca de Norris, comprovando a boa fase da McLaren. Os eliminados foram: Hulkenberg, Stroll, Ocon, Sargeant e Bottas.

Max à parte, McLaren domina do dia

Com a pista já totalmente seca, o DRS foi liberado pela direção de prova. Verstappen, o único a calçar pneus novos na primeira saída (ele havia os economizado no Q1), tinha duas cartas na manga: o jogo de pneus e o DRS, que dá boa vantagem à Red Bull sobre os rivais. E o holandês fez valer essa vantagem e colocou nada menos 0s6 sobre Hamilton, o 2º, logo nos minutos iniciais. De quebra, marcava o melhor tempo do fim de semana: 1min27s084.

Norris, que vinham bem até então, tinha apenas o 10º tempo entre os 10 na pista, enquanto seu colega Piastri apareci em 3º.

Na saída final, todos tinham pneus novos para usar. Leclerc e Sainz deram esperança à torcida da Ferrari com setores roxos, mas não o suficiente para superar Verstappen. Quem o fez foi o cara do dia: Lando Norris. A pole durou pouco, já que Verstappen veio em seguida e colocou as coisas no lugar, com uma volta de 1min26s720. E a McLaren foi a grande vencedora do dia, com Piastri em 3º.

Leclerc e Sainz ficaram em 4º e 5º, com a dupla da Ferrari em seguida, Russel à frente de Hamilton. Albon ficou com o 8º tempo do dia, seguido por Alonso e Gasly na quinta fila.

A classificação para o GP da Inglaterra
A classificação para o GP da Inglaterra
Foto: F1
Parabólica
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