Lando Norris: a F1 recebe o seu mais novo campeão
Após 9 temporadas, a F1 tem um nome diferente na lista de campeões: Lando Norris conquista seu primeiro título de pilotos
Algum tempo atrás, Zak Brown teria dito que a F1 viveria uma Era Norris em um futuro próximo. E um texto escrito neste espaço logo após do GP da Rússia de 2021 disse que muita coisa aconteceria para construir a estrada do Norris menino para um Norris homem.
Muitas idas e vindas se deram e chegou o dia: em sua sétima temporada, Lando Norris chega a um ponto que tantos pilotos sonham e tão poucos conquistam. O título de pilotos da F1.
Não era de hoje que Norris era considerado como um daqueles nomes que deveriam ser considerados para o futuro da F1. Aos 26 anos, se enquadrando na categoria de "jovem veterano", o britânico foi construíndo este campo para aproveitar agora.
Desde as fórmulas de base, Norris atrelou sua jornada à McLaren. Quando houve este casamento, a McLaren iniciava pelas mãos de Zak Brown uma dolorida e demorada reconstrução. Quando estreou em 2019, Norris veio com a visão de um piloto forte e rápido. E não ignorando o fato de ter condições financeiras invejaveis. Tanto que seu pai colocou dinheiro na Carlin quando estava lá e chegou a contratar Felipe Nasr como coach em sua preparação para a F1. Além de ter auxíliado a McLaren a fechar o acordo de fornecimento de motores junto à Mercedes em 2021.
Norris mostrou sim que merecia atenção. Aos poucos, foi buscando seu espaço. Além de cair bem no gosto de público jovem, que cada vez mais foi chegando para acompanhar a F1. Norris jogou bem com as redes sociais e jogos virtuais. Neste momento em que a F1 busca se renovar, esta qualidade nestá longe de ser descartada.
Após o GP da Russia de 2021, quando decidiu apostar ficar na pista quando a pista começava a molhar e botou sua primeira vitória a perder, ali Norris entrou definitivamente no radar de como um futuro nome a ser considerado para títulos.
Mesmo assim, não foram poucas as vozes que ficam com a impressão de que Norris não teria o material necessário para ser um campeão. Aqui mesmo falei deste ponto de vista: Norris parecia nao ter um "espírito matador" que caracterizou tantos campeões. As disputas com Max Verstappen deixaram isso à mostra e também como se portou diante de algumas dificuldades. Este ano, se questionou muito diante de algumas posturas e declarações. Talvez o ponto mais baixo tenha sido no GP do Canadá.
Mas ele soube juntar seus cacos e seguir em frente. Mesmo com a McLaren hesitando em tomar posições em prol de um de seus pilotos. Principalmente após às férias de verão, Norris teve uma recuperação especialmente em seu lado mental e suas vitórias no Mexico e em São Paulo foram decisivas para que a maré virasse e pudesse retomar a liderança do campeonato.
Aos 26 anos, Lando Norris consegue seu primeiro título e a McLaren tem um campeão depois de 17 anos (o ultimo foi Hamilton em 2008). Digam o que quiserem, fez por onde merecer. O tempo dará a real dimensão desta conquista. A F1 tem um novo campeão. Bem-vindo ao clube, Lando, tendo a inscrição 35. E agora faça cumprir a profecia de Zak Brown....