Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gabriel Bortoleto é o novato do ano na Fórmula 1?

Piloto brasileiro foi campeão da F3 e F2 em seu ano de estréia e em 2025 vem se consolidando como a maior surpresa do ano na Fórmula 1

15 ago 2025 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários
Oliver Bearman, Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar. Estreantes na Fórmula 1 em 2025
Oliver Bearman, Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar. Estreantes na Fórmula 1 em 2025
Foto: F1

Após sete anos sem um representante brasileiro na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, de 20 anos, vive sua temporada de estreia na categoria. Campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em anos consecutivos, sempre nas temporadas de estreia, o piloto brasileiro chamou a atenção do paddock com sua rápida ascensão. Depois de integrar o programa de jovens pilotos da McLaren em 2023 e 2024, deixou o time no fim do ano passado para assinar com a Sauber, equipe pela qual debutou na F1.

A chegada, no entanto, não foi simples. Bortoleto estreou com a menor quilometragem em testes entre todos os novatos, e ainda pilotando um carro que, em 2024, terminou na última colocação entre os construtores, com apenas quatro pontos. O início de 2025 foi desafiador, mas tanto o piloto quanto a Sauber evoluíram ao longo do ano e a primeira recompensa veio no GP da Áustria, quando o brasileiro marcou seus primeiros pontos na categoria.

Mas onde Gabriel tem conseguido demonstrar seu real potencial, são aos sábados, na classificação. Ele lidera o confronto interno contra Nico Hülkenberg por 8 a 6, feito muito importante para o estreante, levando em conta que seu companheiro de equipe é muito experiente e rápido, com mais de 240 GPs disputados. Entre os estreantes de 2025, Gabriel é o único a superar com frequência um companheiro de equipe experiente; Kimi Antonelli, por exemplo, só largou à frente de George Russell uma vez no ano.

Gunther Steiner, ex-chefe de Hülkenberg na Haas, afirmou em entrevista a um  podcast  que o brasileiro é o melhor estreante da temporada, à frente de outros novatos como Isack Hadjar, Oliver Bearman, Andrea Kimi Antonelli e Jack Doohan. Para o dirigente, o desempenho é ainda mais impressionante por ter sido conquistado em um carro que não estava entre os mais competitivos no início do campeonato.

“Bortoleto, porque eu sei o quão bom Nico Hülkenberg é e agora ele está sendo derrotado. Ele tem se classificado de forma consistente e, nas corridas, fez um trabalho muito bom, sem cometer erros” destacou Steiner.

Com a evolução do carro ainda em 2025 e a entrada da Audi a partir de 2026 para gerir a equipe, é fato dizer que Gabriel tem potencial não apenas para ser o rookie do ano em sua temporada de estréia, mas também se manter por muitos anos e em alto nível na Fórmula 1. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade