A Ferrari divulgou nesta quarta-feira um comunicado no qual homenageia o brasileiro Felipe Massa pelos oito anos de serviços prestados à equipe na Fórmula 1. Titular do time desde 2006, Massa deixa a escuderia no fim de 2013 - embora tenha sido corrido pela Sauber (com motor Ferrari) em 2002, 2004 e 2005, além de ter sido piloto de testes da própria Ferrari em 2003.
Ao longo do texto, a escuderia relembra o crescimento de Felipe Massa na Fórmula 1 ao longo dos oito anos a bordo do carro vermelho. Com base em seus números, compara Massa a outros nomes que correram pela equipe ao longo de mais de seis décadas, como Michael Schumacher, Niki Lauda e Alberto Ascari.
“Estes dados ainda não são definitivos: restam sete Grandes Prêmios nesta temporada nos quais se podem melhorar estes números”, diz o comunicado. “O sonho, como o de todos os pilotos, de se transformar em um campeão do mundo não se cumpriu, mas Felipe ganhou um lugar na história da Ferrari”, relata também.
O brasileiro Felipe Massa acertou com a Williams para a temporada 2014 da Fórmula 1 e deixa a Ferrari após oito temporadas como piloto titular da equipe. Relembre a trajetória do piloto na escuderia italiana:
Foto: Issei Kato / Reuters
2003: Depois de estrear pela Sauber em 2002, Felipe Massa foi piloto de testes da Ferrari por uma temporada e retornou ao time suíço no ano seguinte
Foto: Getty Images
2006: Felipe Massa comemora a primeira fila ao lado de Michael Schumacher em sua estreia pela Ferrari como piloto titular
Foto: Getty Images
2006: Felipe Massa comemora a primeira vitória na temporada no GP da Turquia
Foto: Getty Images
2006: Massa cai nos braços da torcida ao vencer em Interlagos e quebra o jejum de vitórias brasileiras no Brasil desde Ayrton Senna em 1993
Foto: Getty Images
2007: Brasileiro festeja a vitória no GP do Bahrein
Foto: Getty Images
2007: Massa vence de novo na Turquia e ganha o título de "rei" dessa prova
Foto: Getty Images
2007: Massa ajuda Raikkonen a vencer em Interlagos e levar o título para a Ferrari
Foto: Getty Images
2008: Ferrari tem problemas no pit stop e acaba tirando a vitória de Massa em Cingapura
Foto: Getty Images
2008: Massa chora ao perder por apenas um ponto o título mundial para Lewis Hamilton, em Interlagos
Foto: Getty Images
2008: Felipe Massa foi o vencedor daquela corrida com "gosto amargo"
Foto: Getty Images
2009: Felipe Massa sofre acidente mais grave da carreira nos treinos para o GP da Hungria
Foto: Getty Images
2009: Brasileiro foi atingido por uma peça que havia se desprendido do carro de Rubens Barrichello
Foto: EFE
2009: Brasileiro é hospitalizado, passa por cirurgia e não retorna mais na temporada
Foto: Getty Images
2010: Felipe Massa sobe ao pódio em seu retorno à Ferrari após o acidente, mas é superado pelo novo companheiro, o espanhol Fernando Alonso
Foto: Getty Images
2010: Ao ouvir no rádio "Fernando is faster than you" (Fernando é mais rápido que você, em português), Massa é obrigado a ceder a liderança e a vitória a Alonso no GP da Alemanha, provocando a ira dos torcedores brasileiros
Foto: Getty Images
2011: Massa tem problemas em Monte Carlo; temporada foi uma das piores da carreira
Foto: Getty Images
2012: Massa sobe ao pódio no GP do Japão e mostra evolução na segunda metade do ano, conseguindo renovar por mais um ano com a Ferrari
Foto: Getty Images
2012: Massa chora ao ficar no pódio em Interlagos depois de passar por mais uma temporada difícil pela Ferrari
Foto: Getty Images
2013: Felipe Massa festeja o único pódio na temporada no GP da Espanha
Foto: Getty Images
2013: Felipe Massa tem um fim de semana desastrado no GP de Mônaco
Foto: Getty Images
2013: No GP da Itália, realizado em 8 de setembro, já havia fortes rumores sobre a saída do brasileiro
Foto: Getty Images
2013: Massa ganhou uma festa de homenagem da Ferrari para se despedir da equipe. Um dia depois, ele foi anunciado como piloto da Williams para a próxima temporada
Foto: EFE
Compartilhar
Publicidade
Confira a nota divulgada pela Ferrari:
Quando se junto à Ferrari pela primeira vez, era pouco mais que um menino, e sairá ao fim desta temporada como um homem, ao final de uma relação de 12 anos que não foi unicamente profissional, e que foi cada vez mais forte e intensa no plano pessoal. Uma história repleta de grandes alegrias e decepções esportivas, de momentos dramáticos e de gestos de respeito mútuo e de grande lealdade recíproca.
No fim de 2001, a Ferrari viu no jovem Felipe Massa uma aposta de futuro, a quem dar uma oportunidade de evoluir sob a tutela de um grande maestro como Michael Schumacher e de outro brasileiro, Rubens Barrichello, que teve a missão de tremular a bandeira verde e amarela na Fórmula 1 após a morte da lenda Ayrton Senna. Felipe acabava de ganhar o Campeonato Europeu de Fórmula 3000 e era considerado um melhores talentos de sua geração.
Começou assim uma relação que viu ele debutar no Mundial de Fórmula 1 apenas três meses depois, ao volante de uma Sauber com motor Ferrari. Os motores construídos em Maranello têm sido uma constante em sua carreira, já que, em cada um de seus 185 Grandes Prêmios que disputou, levou um deles montado em seu carro.
Três anos na Sauber (2002, 2004 e 2005) e uma temporada, a de 2003, como piloto de provas do Cavalinho Rampante. Desde então, o brasileiro tem passado os últimos oito anos de sua carreira esportiva na Fórmula 1 correndo para a Scuderia.
O sonho, como o de todos os pilotos, de se transformar em um campeão do mundo não se cumpriu, mas Felipe ganhou um lugar na história da Ferrari. E isto não é simplesmente algo que se diga com o coração, ainda que se trate de um momento particularmente emotivo como o anúncio de seu adeus, já que os números os números o confirmam de maneira irrefutável.
Apenas Michael Schumacher, com 179, participou de mais Grandes Prêmios de vermelho que Felipe, que pilotou em 132; somente três pilotos – uma vez mais Schumacher (72), Lauda (15) e Ascari (13) – venceram em mais ocasiões que Felipe. E só dois – Schumacher, é claro (58), e Lauda (23) – conseguiram mais poles que o brasileiro (15). Terminou no pódio em 36 ocasiões, conquistou 14 voltas mais rápidas na carreira um total de 756 pontos.
Estes dados ainda não são definitivos: restam sete Grandes Prêmios nesta temporada nos quais se podem melhorar estes números, e podem ter certeza de que tanto Felipe quanto a Scuderia farão tudo para conseguí-lo.
Felipe Massa anunciou que não renovará seu contrato com a Ferrari e, após oito anos, deixará a escuderia italiana ao final da temporada. Confira, a seguir, dez possibilidades para o piloto brasileiro no automobilismo mundial em 2014
Foto: Getty Images
Lotus A vaga de Massa na Ferrari foi ocupada por Kimi Raikkonen, da Lotus. Desta forma, uma vaga se abriria na equipe - seria a troca mais simples, e o brasileiro seguiria em um time competitivo para a próxima temporada
Foto: Getty Images
Sauber A equipe esteve ameaçada de quebrar recentemente, mas conseguiu investimento de empresas russas e ainda não tem seu quadro de pilotos definido para 2014: Nico Hulkenberg possui mercado na F1, o mexicano Esteban Gutiérrez não rendeu o esperado mas possui patrocínio forte, enquanto o russo Sergey Sirotkin é muito novo (recentemente completou 18 anos)
Foto: Getty Images
Aposentadoria Massa, 32 anos, começou a pilotar no kart aos 8 anos. Após 24 anos no automobilismo e uma boa condição financeira, poderia se aposentar e curtir a família
Foto: Getty Images
Ano sabático Caso se considere muito novo para se aposentar, Massa poderia tirar somente um ano de férias para decidir melhor o que fazer
Foto: Getty Images
Fórmula Indy Embora a carreira de Massa seja muito voltada para o automobilismo europeu, muitos pilotos que deixaram a F1 se aventuraram na Indy. Não seria um caminho tão improvável assim
Foto: Getty Images
DTM Muitos pilotos que deixam a Fórmula 1 costumam seguir para a DTM, o campeonato alemão de carros de turismo
Foto: Getty Images
WRC O Mundial de Rali (WRC, em inglês) também não seria uma possibilidade inviável. O próprio Kimi Raikkonen, no período em que ficou afastado da Fórmula 1, disputou a categoria
Foto: Getty Images
Stock Car A categoria brasileira vem crescendo e atraindo pilotos de renome. Depois de Rubens Barrichello, Felipe Massa também poderia se aventurar na Stock
Foto: Getty Images
Comentarista Massa poderia também aplicar os conhecimentos em outra atividade ligada ao automobilismo: comentarista. Muitos pilotos e ex-pilotos se deram bem na função, como Luciano Burti, Rubens Barrichello, David Coulthard...
Foto: Getty Images
Empresário O piloto brasileiro já chegou a criar uma categoria de automobilismo para revelar talentos (a Fórmula Futuro) e até hoje organiza o Desafio das Estrelas de kart. Fora da F1, poderia ter mais tempo para se dedicar a esse ramo