Ferrari exibirá bandeira da Marinha italiana no GP da Índia
A escuderia Ferrari exibirá a bandeira da Marinha da Itália no próximo Grande Prêmio da Índia, para chamar atenção para o caso dos dois militares que permanecem detidos no país asiático desde fevereiro, por matar no Oceano Índico dois pescadores indianos que supostamente confundidos com piratas.
Em comunicado, a equipe italiana informou nesta quarta-feira que as bandeiras estarão presentes nos carros do piloto espanhol Fernando Alonso e do brasileiro Felipe Massa, com o desejo que as autoridades de ambos países encontrem em breve uma solução para a situação dos militares italianos.
"Queremos levar a bandeira esperando que os dois governos possam encontrar uma solução para os militares que ainda estão na Índia. É uma contribuição civil para este caso", disse hoje o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo.
Os dois militares, Massimiliano Latorre e Salvatore Girone, que viajavam a bordo do cargueiro italiano Enrica Leixe em trabalhos de segurança, são acusados de ter baleado no último dia 15 de fevereiro uma embarcação de pescadores, que acreditavam ser piratas, quando navegavam perto do litoral de Kerala, matando dois deles.
Roma sustenta que os militares gozam de imunidade e que a jurisdição do incidente é da Itália, porque os satélites provam que a embarcação italiana estava em águas internacionais, mas Nova Delhi defende que sejam julgados pelos tribunais de seu país porque tudo teria ocorrido em águas territoriais da Índia.