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F1:Aston Martin aceita violação processual do teto de custos

Equipe admitiu entrega tardia de documentação à FIA, mas assegura que cumpriu o limite financeiro estabelecido para 2024.

23 out 2025 - 22h04
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Equipe de Silverstone aceitou penalidade administrativa após atraso burocrático na documentação do teto de custos.
Equipe de Silverstone aceitou penalidade administrativa após atraso burocrático na documentação do teto de custos.
Foto: Fórmula 1

A Aston Martin confirmou ter aceitado uma violação processual do teto de custos da Fórmula 1 referente à temporada de 2024, após atrasar a entrega dos documentos auditados exigidos pela FIA. Apesar do contratempo, a equipe sediada em Silverstone afirma ter respeitado integralmente o limite financeiro imposto pelo regulamento.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda não publicou os certificados de conformidade de todas as dez equipes, o que indica que as análises seguem em andamento. Normalmente, os resultados são divulgados em setembro, após uma revisão detalhada da Administração do Teto de Custos. De acordo com a Autosport, pelo menos duas equipes foram investigadas por possíveis violações. Uma delas é a Aston Martin, que aceitou um Acordo de Violação Aceito (ABA) por não ter cumprido o prazo final de 31 de março para a entrega da documentação. Fontes indicam que, embora o material tenha sido preparado a tempo, o auditor responsável não conseguiu assinar os papéis por motivos fora do controle da equipe.

A FIA prevê, no artigo 6.28 dos regulamentos financeiros, que um Acordo de Violação Aceito pode ser aplicado em casos de infrações processuais ou menores de gastos, permitindo que a entidade e a equipe resolvam a questão de forma direta, sem possibilidade de apelação. Como a Aston Martin agiu de boa-fé e permaneceu dentro do limite orçamentário, a penalidade se restringe a uma multa administrativa, sem impacto esportivo. Em 2023, Alpine e Honda também firmaram acordos semelhantes após pequenas falhas de procedimento relacionadas às suas unidades de potência.

A FIA declarou que está finalizando a revisão completa das submissões de 2024 e divulgará o resultado em breve. A entidade reforçou que não comenta casos individuais antes da publicação oficial. A última grande violação de teto orçamentário na F1 ocorreu em 2021, quando a Red Bull excedeu o limite em cerca de 5%, resultando em multa de US$ 7 milhões e redução de 10% no tempo de túnel de vento.

Fonte: Portal Terra
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