PUBLICIDADE

F1: Verstappen lidera primeiro treino do GP da Áustria

Sem usar pneus macios, Max Verstappen terminou em primeiro no único treino livre do GP da Áustria de F1.

30 jun 2023 - 09h44
Compartilhar
Exibir comentários
Mais uma vez no ano, Verstappen lidera o pelotão na F1
Mais uma vez no ano, Verstappen lidera o pelotão na F1
Foto: Red Bull Racing / Twitter

A F1 desembarca na Áustria para mais uma etapa do campeonato mundial da principal categoria. O GP realizado no Red Bull Ring é o segundo de seis etapas que marca o formato de Sprint Race, então o primeiro treino livre é, também, o único momento de testagem e tempo de pista para os carros andarem, já que a próxima sessão já vale pole position para a corrida de domingo. 

Com o tempo curto, todos os carros já foram para a pista, visando aproveitar o máximo para coletar dados e buscar o melhor acerto para o final de semana. Os tempos foram marcados e a ordem de forças sendo definida. 

Sem surpresas, a Red Bull já chegou impondo a sua força em casa. Verstappen abriu contagem em um tempo de 1min06s961, pouco à frente de Sérgio Pérez, que mostrou-se recuperado do resfriado que o tirou da conferência de imprensa de ontem. Hamilton completou o Top-3 provisório dos primeiros 10 minutos de sessão com apenas 2 décimos atrás do líder, todos os tempos mercados com o composto duro. 

Na sequência, Alonso foi o primeiro a fazer uma volta rápida entre os primeiros colocados de pneus médios, dando um salto e pulverizando o tempo com 1min06s656, o que já deu ideia de diferenças de tempo bem pequenas entre as três equipes mais rápidas até o momento do treino. 

Com 42 minutos para o final do primeiro treino, Verstappen reclamou de ter algo solto no direcional da asa dianteira e pediu para a equipe dar uma olhada. A essa altura, o Super Max perdia a primeira posição para Lewis Hamilton, que fez uma volta de 1min06s416, com composto duro, ficando 1 décimo abaixo do tempo do atual bicampeão. 

Pouca coisa mudou daí por diante. Por ser um fim de semana de Sprint, muitos carros foram na segunda metade do treino para treinamento de long runs, no teste final antes de toda a ação no final de semana, uma vez que o próximo treino já é a classificação que vale para domingo. 

Chamou atenção o desempenho de George Russell. O jovem britânico não conseguiu acompanhar o ritmo de Hamilton. Enquanto Lewis fazia P1, ele ficou boa parte do treino na parte de baixo do grid, possivelmente indo por outra direção nos testes. 

Com 8 minutos para o final, os pilotos colocaram composto macio. A Ferrari finalmente apareceu, com Leclerc fazendo 1min06:209 com pneus macios, mas o P1 de Charles durou pouquíssimo, porque o Verstappen, mesmo de médios, derrubou em 1 décimo o tempo do monegasco. 

Na reta final, Verstappen ainda melhorou a sua volta e terminou em primeiro na sessão, com 1min05s742 e de pneus médios. O holandês não usou macios durante todo o treino e terminou em primeiro no treinamento. Assim, Verstappen em 1º (médios), Sainz em 2º (macios) e Leclerc em 3º (macios).

Claassificação TL1 GP Austria
Claassificação TL1 GP Austria
Foto: F1 / Divulgaçao
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade