F1: Verstappen avalia efeito das Papaya Rules e diz, "O troféu é o que importa"
Verstappen diz não ver problema em uma estratégia coletiva da McLaren e afirma que, “o troféu é o que importa”
Em entrevista com à imprensa, Max Verstappen declarou que não se incomodaria caso a McLaren optasse por uma estratégia de equipe para dificultar sua conquista do quinto título consecutivo de pilotos, pois, segundo ele, "o que importa é o troféu".
Faltando apenas dois dias para a corrida decisiva que definirá o novo campeão mundial de pilotos da F1, Verstappen está 12 pontos atrás do líder do campeonato, Lando Norris, enquanto Oscar Piastri segue quatro pontos atrás do holandês.
Isso significa que, mesmo que Verstappen vença, Norris precisa apenas garantir um lugar no pódio para conquistar seu primeiro título. Porém, como a diferença entre as equipes tende a ser pequena em Yas Marina, existe a chance de Norris depender do apoio de Piastri caso esteja em quarto lugar ou abaixo nas voltas finais da última corrida do ano.
Verstappen, que tem enfrentado sozinho os dois carros da McLaren devido às dificuldades do seu colega Yuki Tsunoda em se manter competitivo, reforçou que não veria problemas se a equipe de Woking apostasse no trabalho coletivo para barrar seu pentacampeonato.
"No fim das contas, é melhor do que não ganhar nunca", disse Verstappen à imprensa em Abu Dhabi, "Daqui a 20 anos, quando você estiver em casa, o troféu ainda estará lá na estante. Isso é o que realmente importa."
Questionado se acredita na afirmação de Norris de que não dará ordens à equipe no domingo, e se Piastri realmente colaboraria, o holandês foi direto: "Vamos ver! Não tem como prever. Não sei o que se passa na cabeça do Oscar depois de tudo o que aconteceu nesta temporada, então realmente não tenho como dizer."
"Não acho estranho dizer que eles têm o melhor carro", explicou Verstappen. "Acredito que este circuito também favoreça eles. Nosso objetivo é extrair o máximo do nosso carro. É o que podemos fazer e torcer para estarmos próximos o suficiente."