Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Russell lidera TL3 agitado em Abu Dhabi

Último treino livre teve acidentes, investigações e diferença de apenas 0s004 entre Russell e Norris antes da classificação final.

6 dez 2025 - 08h40
Compartilhar
Exibir comentários
George Russell lidera TL3 em Abu Dhabi
George Russell lidera TL3 em Abu Dhabi
Foto: Reprodução / Mercedes F1

A manhã em Abu Dhabi terminou com emoção logo no último treino livre da temporada, marcado por voltas rápidas, incidentes e investigações. George Russell surgiu no topo em uma sessão extremamente acirrada, superando Lando Norris por apenas quatro milésimos. Houve colisão no pit lane, bandeira vermelha e disputas apertadas em uma pista que mudou muito ao longo do TL3. Com ritmos misturados e surpresas no pelotão, o cenário para a classificação ficou completamente imprevisível.

A sessão havia começado movimentada, com diferentes compostos de pneus em uso. Norris, Hamilton e Piastri saíram direto com os macios, enquanto equipes como Racing Bulls e Kick Sauber optaram pelos médios. Alonso alternou entre compostos duros e já havia utilizado pneus C3 e C4.

Norris registrou seu primeiro tempo com um 1m24.728s, três décimos acima de seu melhor tempo no FP1. Ele ainda era o autor da pole do ano anterior e também o vencedor daquela corrida, com a dupla da Ferrari completando o pódio.

Logo no início, Piastri marcou sua primeira volta com os macios, mas terminou quase seis décimos atrás de Norris após um último setor ruim. Ainda assim, o australiano mostrava ritmo forte enquanto Verstappen permanecia por algum tempo nos boxes.

Yuki Tsunoda e Lando Norris quase se tocam durante TL3
Yuki Tsunoda e Lando Norris quase se tocam durante TL3
Foto: Reprodução / F1

Pouco depois, Norris quase se envolveu em um incidente quando encontrou Tsunoda lento na linha de corrida durante sua volta rápida; precisou escapar pelos kerbs, e o japonês levantou a mão pedindo desculpas. O lance foi anotado pelos comissários.

Hamilton chegou a assumir a liderança com 1m24.470s, em um momento em que a Ferrari parecia mais equilibrada que no dia anterior, algo que Leclerc confirmou pelo rádio. Mas Verstappen rapidamente respondeu e tomou o topo com uma volta de 1m24.245s. Bearman também impressionava, repetindo o bom desempenho do dia anterior e aparecendo entre os mais rápidos desde seu primeiro giro. 

Lewis Hamilton bate durante TL3 em Abu Dhabi
Lewis Hamilton bate durante TL3 em Abu Dhabi
Foto: Reprodução / F1

A sessão foi interrompida após Hamilton perder a traseira na entrada da curva 9 e bater no muro. A combinação de turbulência do carro à frente, um leve toque no kerb e o fundo do carro batendo no chão pode ter contribuído para o acidente. O britânico recolheu um pedaço da asa dianteira quebrada e deixou o local caminhando, claramente frustrado, enquanto a Ferrari se preparava para um reparo extenso antes da classificação.

Antes da bandeira vermelha, Verstappen liderava por apenas 0.059s, seguido por Stroll e Bearman. Leclerc vinha em quinto, com Norris, Bortoleto, Tsunoda, Lawson e Ocon completando os dez primeiros.

Quando a sessão foi retomada, Lawson puxou o pelotão na saída dos boxes, seguido por Hadjar, e diferentes equipes mesclaram pneus macios e médios na pista ainda em evolução. Norris voltou com pneus macios novos, assim como Piastri e Stroll, enquanto parte do grid optou por permanecer com compostos usados, possivelmente apostando em uma única volta rápida ao final. 

Nos instantes finais, o relógio correu rapidamente em uma sessão surpreendentemente movimentada, marcada por incidentes e com três situações enviadas aos comissários: o possível bloqueio entre Norris e Tsunoda, a liberação insegura de Albon após a retomada da sessão e outra liberação insegura envolvendo Kimi Antonelli já perto do encerramento.

Kimi Antonelli e Yuki Tsunoda se tocam durante TL3
Kimi Antonelli e Yuki Tsunoda se tocam durante TL3
Foto: Reprodução / F1

Pouco antes, novas imagens haviam mostrado o momento do toque no pit lane. Tsunoda deixara seu box primeiro e seguia para a fast lane quando Antonelli foi liberado pela Mercedes. Ao acelerar em direção à saída, o jovem piloto não viu o Red Bull surgindo no seu ponto cego e acabou atingindo a lateral do carro rival. Antonelli perdeu a asa dianteira e precisou retornar aos boxes, enquanto a AlphaTauri verificava possíveis danos na lateral e no assoalho do carro de Tsunoda.

Os comissários confirmaram que o incidente envolvendo Antonelli seria investigado após o fim do treino. A colisão entre ele e Tsunoda no pit lane havia ocorrido quando, aparentemente, a Mercedes liberou seu piloto no caminho do Red Bull, resultando na perda da asa dianteira do italiano. Os fiscais ainda trabalharam para limpar os pedaços de fibra de carbono espalhados na saída dos boxes, encerrando uma sessão agitada que deu bastante trabalho às equipes e à direção de prova.

George Russell terminou o último treino livre na liderança pela Mercedes, superando Lando Norris por apenas 0s004. Max Verstappen ainda conseguiu melhorar na parte final da sessão e se aproximou, ficando 0s124 atrás de Russell, enquanto Fernando Alonso apareceu em quarto e Oscar Piastri fechou o top 5. Com isso, o cenário seguia completamente aberto para a classificação.

A classificação estava marcada para às 11h, no horário de Brasília — a última sessão do ano na Fórmula 1, reunindo fortes candidatos na disputa pela pole position.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade