F1: Max Verstappen vence o Grande Prêmio da Itália em Monza
Holandês quebra sequência da McLaren e volta ao topo do pódio; Norris e Piastri completam o pódio
Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Itália, realizado na manhã deste domingo (7), no lendário circuito de Monza, e colocou fim à sequência dominante da McLaren na temporada. O holandês conquistou sua terceira vitória na teporada. Lando Norris terminou em segundo, seguido pelo companheiro de equipe Oscar Piastri, que completou o pódio.
Como foi a corrida?
A corrida começou com problemas para a Sauber: Nico Hülkenberg nem chegou a largar e abandonou ainda na volta de apresentação. Logo na partida, Verstappen reagiu bem e disputou intensamente a liderança com Norris, chegando a empurrar o britânico e cortar a chicane. Apesar de manter a ponta naquele momento, o holandês foi obrigado a devolver a posição. Enquanto isso, Charles Leclerc ultrapassou Piastri e assumiu a terceira colocação.
Gabriel Bortoleto também teve bom início. Saindo da sétima posição, superou Fernando Alonso na terceira volta e subiu para sexto, chegando a pressionar George Russell, que conseguiu se defender e manter o quinto lugar.
Na quinta volta, Verstappen retomou a liderança ao superar Norris. Pouco depois, Piastri reagiu e recuperou a terceira posição em cima de Leclerc. Na oitava volta, Lewis Hamilton ultrapassou Bortoleto e assumiu o sexto posto.
O pelotão intermediário também foi movimentado. Na volta 18, o jovem Kimi Antonelli passou Yuki Tsunoda e entrou no top-10. Logo depois, Esteban Ocon jogou Lance Stroll para fora da pista e recebeu punição de cinco segundos. Já Fernando Alonso abandonou por problemas de suspensão.
Na volta 40, Carlos Sainz exagerou em uma tentativa por fora, acabou tocando Oliver Bearman e ambos rodaram. Apesar de retornarem, perderam posições. A direção de prova considerou Bearman culpado e puniu o britânico. Nesse momento, Bortoleto ultrapassou Pierre Gasly e subiu para 11º.
Nas voltas finais, um erro da McLaren custou caro: a equipe fez um pit stop ruim com Norris, que perdeu posição para Piastri. Porém, por uma ordem questionável da equipe, o australiano devolveu a posição, garantindo o segundo lugar para o britânico.
Com isso, Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro e quebrou a sequência da McLaren, que vinha dominando a temporada.
Confira o top-10 em Monza!
A Fórmula 1 retorna nos dias 19,20 e 21 para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku!