F1: Lando Norris vence o imprevisível grande prêmio da Inglaterra; Hulkenberg consegue o primeiro pódio da carreira
Em um clássico clima inglês, o GP da Inglaterra foi marcado pelas idas e vindas da chuva, que bagunçou as estratégias e escolhas de pneus.
A décima segunda etapa do mundial de Fórmula 1 aconteceu neste domingo, 06, em Silverstone, na Inglaterra. Em uma corrida recheada de imprevisibilidade, com muita chuva e incidentes, Lando Norris largado de terceiro venceu de forma sólida, seguido por Oscar Piastri em segundo e Hulkenberg em terceiro.
Horas antes do início da corrida, a chuva caiu forte em todo o circuito, fazendo com que a pista ficasse encharcada. No momento da largada, já não chovia, mas a pista ainda estava bem úmida. Com isso, todos os pilotos do grid optaram por largar de pneus intermediários. Mas ainda na volta de apresentação, cinco pilotos optaram por trocar para pneus de pista seca e partiram dos boxes.
Oscar Piastri largou bem, mas Max Verstappen se recuperou e manteve a ponta ao final da primeira volta. Enquanto Verstappen e Piastri abriam frente, Lewis Hamilton e Lando Norris disputavam a terceira posição. Liam Lawson se envolveu em um incidente com Ocon e abandonou a prova, gerando um Virtual Safety Car
Na volta 4, o brasileiro Gabriel Bortoletto acabou escapando da pista, colidindo com o guard-rail, quebrando a asa traseira e infelizmente precisou recolher o carro, gerando mais um virtual safety car. A corrida foi resumida na volta 7 com Piastri atacando o líder Max Verstappen.
Depois de algumas tentativas, Piastri consegue a ultrapassagem e assume a primeira posição. Max Verstappen é o segundo e Lando Norris, terceiro. No pelotão dos que optaram por pneus slick, Leclerc ultrapassou Kimi Antonelli.
A chuva voltou, forçando os pilotos a irem aos boxes para calçarem novos pneus intermediários. Max Verstappen recuperou a segunda posição com a parada ruim de Lando Norris. Momentos depois, a chuva foi tão intensa que o Safety Car foi acionado.
O Safety Car foi recolhido na volta 17, mas duas voltas depois, retornou à pista. O francês Isack Hadjar escapou da pista e bateu forte após se envolver em um toque com Kimi Antonelli. Em Safety Car, Piastri freou bruscamente e foi punido em 10s pela infração. Na relargada, o segundo colocado Max Verstappen rodou e caiu para 10 lugar. Lance Stroll aproveitou e no momento, ocupava a terceira posição, atrás das McLaren.
Na metade da prova, as McLarens dominavam a pista, com Oscar Piastri em primeiro e Lando Norris em segundo, com 15 segundos de vantagem para o terceiro colocado, Lance Stroll. A chuva foi diminuindo e restando 20 voltas para o fim, a pista começou a secar. Hulkenberg e Stroll disputavam a terceira posição, com o alemão levando a melhor.
Hamilton aproveitou o embalo e também ultrapassou Stroll, que agora era o quinto colocado. A direção de prova liberou o uso da asa móvel, o que ajudou a movimentar mais a prova. Verstappen ultrapassou Carlos Sainz e subiu para a nona posição, Charles Leclerc ultrapassou Albon e também Sainz, pulando para o oitavo lugar.
Na frente do grid, Piastri liderava com dois segundos de vantagem, mas ainda precisa pagar a punição de 10s. Lewis Hamilton pressionou Hulkenberg pelo terceiro lugar, mas não conseguiu ultrapassar. George Russell foi o primeiro piloto a arriscar pneus lisos e escapou da pista.
Faltando dez voltas para o fim da corrida, todos os pilotos foram aos boxes para colocar pneus slick, mas ainda com a pista muito instável, muitos pilotos escaparam do traçado. Oscar Piastri pagou a punição de 10s e Lando Norris assumiu a liderança do GP. com o companheiro em segundo.
Lando Norris não deixou mais a liderança escapar e conquistou sua primeira vitória em casa, e a quarta durante a temporada. Somando pontos importantes para colar de vez no líder do campeonato, Oscar Piastri, que terminou em segundo.
A surpresa do dia ficou com Nico Hulkenberg, que foi o piloto do dia e conquistou seu primeiro pódio após 294 corridas. Conquistando também pontos importantes para a Sauber, que teve seu primeiro pódio desde 2012, com Kobayashi
A Fórmula 1 retorna entre os dias 25-27 de Julho, no Grande Prêmio da Bélgica.