F1: Helmut Marko pede desculpas após comentários sobre Antonelli
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, pediu desculpas após sugerir que Andrea Kimi Antonelli havia facilitado a ultrapassagem de Norris.
Na penúltima volta do GP do Catar, Antonelli escapou da pista e abriu espaço para Norris assumir a quarta posição, garantindo dois pontos importantes na disputa do campeonato. A situação fez o engenheiro de Max Verstappen, Gianpiero Lambiase, comentar no rádio que o italiano teria deixado o rival passar de propósito. Depois da prova, Marko reforçou essa ideia, dizendo que a manobra havia sido “muito óbvia”.
As falas tiveram repercussão imediata e geraram centenas de mensagens ofensivas contra Antonelli, de 18 anos, que chegou a trocar sua foto de perfil no Instagram por uma imagem preta. Diante da reação negativa, Marko voltou atrás e se desculpou por comentário inapropriado.
“Revendo as imagens com atenção, percebi que não houve nada intencional. Sinto muito por todos os ataques que ele recebeu. Quero deixar claro: ele não deixou Norris passar de propósito.”, disse o austríaco ao site F1-Insider.
A Red Bull também divulgou um comunicado oficial, destacando que as acusações eram incorretas. Segundo a equipe, as imagens mostram apenas uma perda momentânea de controle por parte de Antonelli, o que permitiu a ultrapassagem de Norris.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, criticou duramente a fala inicial de Marko. “Pelo amor de Deus, Helmut. Isso é um absurdo completo. Estamos brigando pelo segundo lugar no campeonato, e Kimi tinha chance de terminar em terceiro na corrida”, declarou. “Como alguém pode dizer algo tão sem sentido?”
Wolff afirmou, porém, que conversou posteriormente com Lambiase. O engenheiro de Verstappen pediu desculpas, dizendo que fez o comentário no calor da disputa por pontos decisivos para o campeonato.
As ferramentas internas de monitoramento da Mercedes identificaram mais de 1.100 comentários agressivos ou suspeitos nas redes de Antonelli (incluindo ameaças de morte) e outros 330 ataques nas contas oficiais da equipe. O material será encaminhado à FIA, que mantém como prioridade o combate ao abuso online por meio da campanha United Against Online Abuse.