F1: Andrea Stella diz que McLaren tirou vitória de Piastri no Catar
Chefe da equipe reconhece que Piastri poderia ter vencido e Norris tinha pódio assegurado antes da decisão equivocada no Safety Car.
O chefe da McLaren, Andrea Stella, reconheceu após a corrida que a equipe desperdiçou a chance de vencer com Oscar Piastri e ainda comprometeu o resultado de Lando Norris. Segundo ele, o australiano “merecia a vitória”, enquanto o britânico tinha “um pódio garantido” antes da decisão equivocada sob o Safety Car.
“É um resultado decepcionante no geral. Tínhamos potencial para vencer a corrida com o Oscar, e ele merecia isso. E o pódio estava disponível para o Lando. Perdemos a vitória para o Oscar e o pódio para o Lando”, afirmou Stella.
A escolha de não parar nos boxes durante o Safety Car foi o ponto determinante. Stella explicou que a equipe não esperava que todos os adversários optassem pela troca de pneus — e que realizar uma dupla parada teria colocado Norris em desvantagem direta.
“Precisamos rever a decisão que tomamos. Não esperávamos que todos os outros parassem. Quando você está na liderança, não sabe o que os demais farão. Teria sido uma perda para o Lando com a dupla parada nos boxes, mas a decisão foi tomada porque não imaginávamos que o grid inteiro pararia”, concluiu.
Com isso, a McLaren deixa o Catar com a sensação de ter deixado escapar dois resultados importantes em um momento crucial da temporada.