F1: Bortoleto fica fora da classificação do GP de São Paulo após forte acidente na Sprint
Brasileiro sofreu forte batida na última volta da Sprint em Interlagos e, apesar do esforço da equipe, não conseguiu participar do qualy
Um sábado para esquecer de Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro da Kick Sauber sofreu um forte acidente na última volta da corrida Sprint, em Interlagos, e acabou fora da sessão de classificação para o GP de São Paulo neste sábado (8).
Bortoleto, que disputa neste fim de semana seu primeiro evento de Fórmula 1 em casa, perdeu o controle do carro ao tentar sair do vácuo de Alex Albon na entrada da Curva 1. O carro bateu violentamente no muro interno, atravessou a pista e parou nas barreiras de proteção.
As imagens mostraram que os danos foram severos, as asas dianteira e traseira foram completamente destruídas. Apesar do esforço da equipe, que trabalhou intensamente nas três horas entre o fim da Sprint e o início da classificação, não houve tempo suficiente para concluir os reparos necessários.
Em comunicado após o Q1, a Sauber destacou o empenho dos mecânicos:
“A equipe fez um trabalho formidável tentando preparar o carro de Gabriel para a classificação. Infelizmente, não foi possível colocá-lo na pista a tempo, mas isso não diminui o esforço de cada membro do time. Agora, nosso foco se volta para a corrida.”
Felizmente, Bortoleto saiu ileso do acidente. O chefe de equipe, Jonathan Wheatley, elogiou o trabalho da FIA pelas melhorias constantes em segurança:
“Ele está absolutamente bem, sem ferimentos. É preciso destacar o trabalho incrível da FIA em parceria com as equipes. Ver um acidente dessa magnitude e o piloto sair andando mostra o quanto a segurança na Fórmula 1 evoluiu.”
Questionado sobre as causas da batida, Wheatley afirmou que ainda é cedo para apontar uma razão:
“O importante naquele momento era garantir que o piloto estivesse bem. Foi um dos maiores acidentes que vi nos últimos tempos, e fico apenas feliz por ele ter saído sem nada.”
O dia também foi complicado para o companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que escapou da pista em uma situação semelhante à que encerrou a corrida de Oscar Piastri. Apesar de conseguir retornar após o reparo das asas durante a bandeira vermelha, o alemão terminou apenas em 16º.